Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Os investidores vão estar atentos aos desenvolvimentos da crise política em Portugal e às contas da REN. Em destaque vai estar ainda o discurso de Christine Lagarde e novos dados macroeconómicos na Europa.

10 de Novembro de 2023 às 07:30
  • ...
Eleições e OE no radar do mercado 

Os mercados, tanto de dívida como de ações, terão a oportunidade de incorporar nos preços os mais recentes desenvolvimentos da crise política que assola o país. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, optou por assinar formalmente a demissão do primeiro-ministro apenas depois de ser aprovado o Orçamento do Estado para o próximo ano e convocou eleições legislativas para o próximo dia 10 de março. 

REN apresenta contas

Esta sexta-feira o mercado vai prestar atenção à REN, que vai apresentar as contas do primeiro semestre. Nos primeiros três meses do ano, a energética reportou lucros de 12,8 milhões de euros, o que representa um aumento de 113,3% face ao mesmo período do ano anterior. O resultado, justificou na altura, beneficiou "de um desempenho operacional robusto".

Discurso de Christine Lagarde em destaque 

A Presidente do Banco Central Europeu (BCE) Christine Lagarde vai participar numa conversa informal com o jornalista do Financial Times Martin Wolf, no âmbito da conferência sobre a digitalização Global Boardroom 2023, que terá lugar em Londres, podendo dar pistas sobre o futuro da política monetária. Em Frankfurt, é a vez de o membro do banco central Joachim Nagel falar sobre política monetária numa altura de inflação elevada, e de a presidente da Reserva Federal de Dallas, Lorie Logan, discursar antes da Conferência do BCE sobre mercados monetários.

Enxurrada de dados económicos na Europa

A influenciar as decisões do mercado financeiro vão estar, também, uma série de dados macroeconómicos na Europa. No Reino Unido, os analistas esperam que o gabinete de estatística anuncie que a economia do país tenha estagnado no terceiro trimestre, depois de o Produto Interno Bruto (PIB) ter crescido 0,2% no segundo trimestre. Além disso, também divulga os dados da produção industrial relativos a setembro, juntamente com a Itália. Já Espanha vai dar a conhecer os números relativos à confiança dos consumidores em outubro. 

Saúde do setor da contrução no país

O Instituto Nacional de Estatística vai fechar a semana com a divulgação dos dados relativos aos custos da construção de habitação nova e dados do emprego, incluido a produção e remunerações no setor da construção, ambos relativos a setembro.

Ver comentários
Saber mais crise política orçamento do Estado 2024 dados macro Christine Lagarde Banco Central Europeu saúde económica PIB Reino Unido petrólio imobiliário construção INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio