Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira, o mercado vai estar de olho nos dados do PIB e na taxa de desemprego na Europa, bem como nos dados da inflação dos EUA, em busca de pistas sobre o futuro da política monetária da Reserva Federal.

14 de Fevereiro de 2023 às 07:30
  • 1
  • ...
PIB e emprego na Europa no quarto trimestre

O Eurostat divulga uma segunda estimativa referente aos dados do emprego e evolução do PIB no quarto trimestre de 2022, com mais países incluídos na análise. Os dados da primeira estimativa referem que a economia da Zona Euro cresceu 1,9% no quarto trimestre de 2022 em termos homólogos e 0,1% em cadeia. Já na União Europeia (UE), o PIB aumentou 1,8% face ao mesmo período de 2021 e estabilizou em cadeia.

Inflação de janeiro nos EUA

Os investidores também vão estar de olho no índice de preços no consumidor de janeiro nos Estados Unidos, depois de a inflação ter descido para 6,5% em dezembro. Os analistas preveem agora que a inflação abrande para 6,2%, numa altura em que os mercados tentam antecipar o futuro da política monetária da Reserva Federal norte-americana (Fed).

Época de resultados continua a dar cartas

As empresas continuam a apresentar os relatórios de contas nos EUA e na Europa . Esta terça-feira é a vez de a Coca-Cola, Mariott e Airbnb, entre outras, apresentarem os resultados trimestrais. Do lado de cá do Atlântico, o destaque vai para o Carrefour, a TUI e a Thyssenkrupp.

Dados sobre a atividade turística em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela os dados sobre a atividade turística em Portugal de dezembro. Os dados de novembro mostraram que o setor continua a recuperar, com as dormidas na hotelaria (que representam 82% do total) a quadruplicaram (+309,6% em termos anuais homólogos), à semelhança do que se verificou também nos estabelecimentos de alojamento local, com um peso de 14,8%, em que o número de dormidas se multiplicou por três (+215,2%).

Relatório mensal da OPEP

Em foco esta terça-feira vai estar também o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) com dados relevantes sobre o petróleo, numa altura em que já entraram em vigor as novas sanções à Rússia e Moscovo prometeu retaliar com um corte na produção para março.

Ver comentários
Saber mais PIB Europa Portugal EUA OPEP economia negócios e finanças macroeconomia conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio