Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira será um dia recheado de dados económicos e as estrelas do dia serão os dados anuais dos transportes e comunicações da INE, bem como os do emprego e PIB da Zona Euro do terceiro trimestre da Eurostat.

15 de Novembro de 2022 às 07:30
  • ...
INE divulga dados anuais dos transportes e comunicações

As atenções do mercado vão-se virar para os dados estatísticos dos transportes e comunicações de 2021 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira. Se no relatório do ano passado foi adicionado um capítulo sobre o impacto que a pandemia teve no setor, este ano espera-se que seja incluído o impacto da guerra na Ucrânia, que provocou um aumento generalizado dos preços.

Colocação de ordens de obrigações da Greenvolt chega ao fim

A partir das 15:00 desta terça-feira, os investidores não vão poder colocar mais ordens de subscrição relativamente à emissão pública de obrigações por parte da Greenvolt. A oferta pública de subscrição de obrigações verdes é direcionada para o retalho e tem como objetivo arrecadar um total de até 150 milhões de euros. O valor nominal unitário é de 500 euros, sendo que a taxa de juro bruta é de 5,2% ao ano.

Vodafone divulga contas do trimestre

A Vodafone esta quarta-feira vai atrair a atenção dos investidores com a divulgação do seu relatório de contas, antes da abertura do mercado, relativos ao terceiro trimestre do ano. De acordo com as estimativas Bloomberg, a empresa vai apresentar uma desaceleração do crescimento orgânico de receitas com serviços, especialmente em Espanha e Itália. A telecom tem anunciado uma série de operações de venda e fusão de parte do negócio, uma estratégia que pode desbloquear valor para os acionistas.

Dados do PIB, balança comercial e emprego na Zona Euro

Os mercados também vão estar atentos aos dados do PIB (terceiro trimestre) e da balança comercial (setembro) na Zona Euro, bem como ao sentimento económico medido pelo instituto alemão ZEW, num período em que já se fala que poderá haver uma recessão em 2023 na Europa, estimulada pelo aumento exacerbado da inflação e consequente aumento das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE). Os dados vêm um dia após a Comissão Europeia ter dito que estima que a inflação atinja o seu pico apenas na primavera de 2023. Até lá prevê que o BCE continue com o aumento das taxas de juro.

Saúde do emprego na Europa

O Eurostat divulga os dados do emprego do terceiro trimestre. A instituição prevê que o número de pessoas empregadas na Zona Euro tenha aumentado 0,4% nesse período, para 164,1 milhões em relação ao segundo trimestre.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio