Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira será marcada por um cabaz de indicadores relativos à inflação e ao emprego. Na bolsa de Lisboa, a Corticeira Amorim entra em ex-dividendo e lá fora são divulgados o índice de preços do consumidor dos EUA.

  • 1
  • ...
Inflação portuguesa em abril

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os números do índice dos preços do consumidor em abril. No mês anterior, a inflação subiu para 5,3%, o valor mais alto desde 1994. Os preços da energia continuam a ser os que mais puxam pelo cabaz, devido à escalada da guerra na Ucrânia.

IGCP retoma emissões de longo prazo

O instituto que gere a dívida pública portuguesa, o IGCP, regressa ao mercado de dívida de longo prazo. A entidade liderada por Cristina Casalinho vai avançar com um leilão de obrigações a oito anos, num momento marcado pela escalada dos juros. "O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 11 de maio pelas 10:30 horas um leilão da OT com maturidade em 18 de outubro de 2030, com um montante indicativo entre 500 milhões de euros e 750 milhões de euros", anunciou a agência.

Corticeira desconta dividendo

As ações da Corticeira Amorim descontam o dividendo de 20 cêntimos que a empresa de cortiça irá pagar aos investidores na sexta-feira. Em ex-dividendo esta semana vai estar ainda a Sonae. A companhia desconta dividendo na sessão de quinta-feira. Os investidores recebem a sua remuneração na próxima segunda.

Radiografia ao emprego no início do ano

O gabinete de estatística português divulga ainda durante esta quarta-feira as estatísticas do emprego referentes ao primeiro trimestre, assim como os Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços. Em março, a taxa de desemprego registou uma subida ligeira para 5,7%.

Inflação nos EUA

Lá fora, são divulgados os números da inflação nos EUA. A inflação nos Estados Unidos acelerou para 8,5% em março, em relação ao mesmo mês de 2021, o nível mais elevado em mais de 40 anos, o que se deve essencialmente ao aumento de preços dos combustíveis.

Ver comentários
Saber mais IGCP E.P.E. EUA economia negócios e finanças macroeconomia mercado de dívida mercado e câmbios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio