Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira serão divulgados os dados do PIB na Zona Euro relativos ao segundo trimestre do ano. Também no radar dos investidores estará a estreia de Espanha no mercado de dívida pública verde, bem como as reações da EDP, Sonae e Vista Alegre a novos dados ontem divulgados.

07 de Setembro de 2021 às 07:30
  • ...
EDP emite obrigações verdes a 60 anos com juro mais baixo de sempre…

A elétrica portuguesa voltou ontem a financiar-se em dívida verde de longo prazo. A EDP fechou uma emissão de 1.250 milhões de euros em títulos híbridos a 60,5 anos com duas opções de reembolso antecipado. A forte procura levou a uma revisão em baixa do juro ao longo do dia, tendo sido fechado na taxa mais baixa de sempre para uma emissão híbrida da empresa.

A colocação dividiu-se em duas tranches: uma no montante total de 750 milhões de euros, com uma opção de reembolso antecipado 5,25 anos após a data de emissão. Esta obteve uma yield de 1,6% aplicável até à primeira data de reset. A outra, no montante total de 500 milhões de euros, tem uma opção de reembolso antecipado de 7,75 anos após a data de emissão e uma yield de 1,95% aplicável até então.

… e Espanha estreia-se no mercado de dívida pública verde

Espanha vai-se estrear no exclusivo mercado de dívida pública verde. O país deverá avançar com uma emissão de cinco mil milhões de euros em títulos a 20 anos já nesta terça-feira, segundo apurou a Bloomberg junto de duas fontes próximas. A concretizar-se a colocação como previsto, o país entrará diretamente para o top dos maiores emitentes de green bonds do mundo.

O Tesouro espanhol terá contactado ontem bancos de investimento para avançar com a emissão nesta terça-feira. Espanha irá juntar-se a Itália, França e Alemanha, que realizaram emissões semelhantes este ano. Estas operações foram as principais responsáveis para que o montante de obrigações sindicadas na Europa tenha atingido o recorde de 286 mil milhões de euros.

Sonae compra produtora britânica de produtos vegan por 75 milhões

A Sonae reforçou a sua posição no mercado de produtos saudáveis, com a aquisição da empresa que detém a marca Gosh por 64 milhões de libras (cerca de 75 milhões de euros), anunciou ontem ao final do dia a empresa liderada por Cláudia Azevedo. Em comunicado, o grupo Sonae indica que a compra de 95,4% da Claybell Limited foi feita através da subsidiária Sonae Food4Future. A Claybell Limited detém a totalidade da Gosh Food, que, sob a marca Gosh, produz e comercializa produtos alimentares de origem vegetal.

A Sonae realçou, em comunicado à CMVM, que esta aquisição "está em linha com a estratégia de gestão ativa de portefólio da Sonae focada em empresas inovadoras em setores em crescimento", que estão ligados ao seu negócio principal.

Vista Alegre responde aos números da faturação

A Vista Alegre Atlantis fechou os primeiros oito meses do ano com um volume de negócios de 69,5 milhões de euros, traduzindo um aumento anual homólogo de 7,8%, informou o grupo num comunicado enviado ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), já depois do fecho da bolsa – pelo que as cotações estarão a reagir na sessão desta terça-feira.

Apesar dos resultados, o mês de agosto quebrou o ciclo de aumentos no volume de negócios, que caiu 36,3% em termos anuais homólogos para 6,4 milhões de euros. O grupo dá conta, no entanto, que a diminuição era "natural", dado "o encerramento das fábricas por três semanas para o normal período de férias e manutenção que excecionalmente em 2020 teve lugar em março devido à pandemia.

O PIB na Zona Euro, as expectativas para a economia alemã e a entrega de 30 dólares a quem aderir ao "Chivo"

Serão conhecidos esta terça-feira os números finais da evolução do produto interno bruto (PIB) na Zona Euro, no segundo trimestre do ano. Segundo as previsões dos economistas, a economia deverá ter crescido 2,1% entre abril e junho, face aos primeiros três meses do ano.

Ainda na Europa, há novos dados vindos da maior economia do euro. O relatório de agosto do Instituto alemão Zew foi consistente com a continuação da recuperação da economia alemã, mas sublinhava que o ímpeto iria provavelmente abrandar nos meses seguintes. E as expectativas para a maior economia do Euro em setembro, medidas pelo Zew, que serão hoje anunciadas, deverão acusar já essa desaceleração. Em agosto, o índice Zew de expectativas económicas estava nos 42,7 pontos e as estimativas apontam para que recue para 30 este mês.

Fora da Europa, destaque para o facto de entrar hoje em vigor a lei que vai permitir aos consumidores de El Salvador pagar às empresas com bitcoins através da sua carteira digital chamada "Chivo" por itens que estejam listados em dólares. Para incentivar a utilização desta carteira digital, o presidente, Nayib Bukele, oferece 30 dólares nesta moeda digital (o equivalente a 0,00086 bitcoins) a qualquer cidadão que abra uma conta na nova carteira digital criada pelo governo. Estão preparadas 200 ATM para a conversão.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio