Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta segunda-feira o banco central dos EUA inicia uma reunião de dois dias para decidir sobre a política monetária.

09 de Junho de 2020 às 07:30
  • 2
  • ...
Fed inicia reunião de dois dias

A Reserva Federal dos Estados Unidos, liderada por Jerome Powell, inicia hoje a sua reunião de política monetária e que se prolonga na quarta-feira.

 

A expectativa é de que a taxa diretora se mantenha num intervalo entre 0% e 0,25%. Powell poderá deixar indicações sobre outras medidas de apoio.

 

"Risco real" de Mexia ser afastado pode "distrair" EDP. Ações caem

Os analistas consideram que o potencial afastamento de António Mexia da liderança da EDP não terá impacto relevante na atividade da empresa, mas temem que este seja um fator de "distração" na execução da estratégia da companhia e esperam que as ações continuem com tendência negativa na bolsa.

 

Ontem, a elétrica liderou as perdas do PSI-20 com uma queda de 1,88% para os 4,17 euros, depois de na sessão precedente ter deslizado 3,12%. As ações estão a descer desde que, na última sexta-feira, foi conhecida a possibilidade de o Ministério Público avançar com o afastamento dos gestores do grupo, António Mexia (EDP) e João Manso Neto (EDP Renováveis), das respetivas funções, no âmbito do processo que ficou conhecido como "caso EDP".

 

Evolução do PIB na Zona Euro em foco

Serão conhecidos os números finais da evolução do produto interno bruto na Zona Euro nos primeiros três meses do ano. A primeira leitura apontou para uma contração de 3,8%.

 

Por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga as estatísticas do comércio internacional relativas a abril.

 

Wall Street em máximos de 15 semanas

As bolsas do outro lado do Atlântico escalaram ontem para máximos de 15 semanas. O Dow Jones encerrou a somar 1,70% para 27.572,44 pontos e já só cai 3,38% no acumulado do ano. Quanto ao Standard & Poor’s 500, avançou 1,20% para 3.232,39 pontos e já tem um saldo anual positivo, a subir 0,05% desde janeiro. Por seu lado, o tecnológico Nasdaq Composite fechou a ganhar 1,13% para 9.924,75 pontos, o que constituiu um novo máximo histórico.

 

A contribuir para animar os investidores continuam a estar as expectativas de uma retoma rápida da economia dos EUA, reforçadas pelos bons dados do mercado laboral em maio.

 

Gigante do "shale oil" prepara pedido de protecção contra credores

A Chesapeake Energy está a preparar um potencial pedido de protecção contra credores, ao abrigo do capítulo 11 da lei de falências dos EUA, avançaram à Bloomberg fontes conhecedoras do processo. A informação vem ao encontro do que já dizia o Financial Times no passado dia 4 de junho. O jornal britânico chamava a atenção para o facto de a Chesapeake, outrora uma todo-poderosa do setor do "shale oil" [petróleo extraído das rochas de xisto betuminoso] nos EUA, estar a braços com uma perspetiva de falência que poderia estar por semanas. "A ascensão e queda de uma estrela do ‘shale’ norte-americano’, titulava o FT, referindo o elevado nível de endividamento da empresa e a queda de 90% das suas ações em bolsa desde janeiro.

 

Agora, outras fontes dizem à Bloomberg que a empresa está a negociar um acordo de reestruturação que poderá levar a que os detentores de obrigações da Chesapeake assumam a maior parte do seu capital. Ou seja, os seus principais credores poderão ficar com o controlo da empresa de petróleo e gás. A Chesapeake tem uma dívida no valor de 9 mil milhões de dólares e está ainda refletir sobre se prorroga o pagamento de juros que vence a 15 de junho e invoca um "período de carência" enquanto prossegue as conversações com os credores, referiram as mesmas fontes.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio