Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta segunda-feira a Galp apresenta os resultados do primeiro trimestre do ano. No Japão o banco central pode alterar a taxa de juro face ao impacto da pandemia e na Europa e EUA são várias as empresas a divulgar as contas trimestrais.
A petrolífera apresenta as contas do primeiro trimestre, período onde os preços do crude afundaram e onde já se fizeram sentir os efeitos da pandemia e do confinamento. A empresa já divulgou os dados operacionais preliminares, com a venda de produtos petrolíferos a cair 13% em termos homólogos, enquanto as vendas de gás natural recuaram 24%. Pela positiva, a venda de eletricidade cresceu 7%.
O Banco do Japão reúne o comité de política monetária e decide se mantém as taxas de juro de referência. O país do Sol nascente enfrenta uma segunda vaga da pandemia da covid-19 após ter parecido ter controlado o surto epidémico. Ainda no Japão, o Parlamento nipónico inicia a discussão de um orçamento suplementar para relançar a economia.
Mercado reage à proposta da FC Porto SAD de adiar reembolso
O conselho de administração da SAD do FC Porto anunciou que vai propor em assembleia geral de obrigacionistas o adiamento por um ano do reembolso de uma emissão realizada em 2017, no montante de 35 milhões de euros, que vence a 9 de junho. A proposta pode pressionar a cotação das ações da SAD.
Regresso de Boris Johnson pode ajudar bolsa de Londres
O primeiro-ministro britânico regressa ao N.º 10 de Downing Street após ter recuperado da covid-19. Boris Johnson, que chegou a estar internado nos cuidados intensivos, vai retomar a liderança da resposta do Governo britânico à pandemia e isso poderá animar o mercado em Londres.
Entre as empresas que apresentam as suas contas trimestrais esta segunda-feira incluem-se alguns nomes de peso de diversos setores. A Acerinox, Adidas, ENI, Bayer e Europcar são algumas das cotadas de maior dimensão a reportarem resultados.