Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira o destaque vai para a primeira reunião de 2020 do Banco Central Europeu. Por outro lado, a Galp e a EDP deverão estar a reagir em bolsa a notícias avançadas ontem já depois do fecho da praça lisboeta.

Negócios jng@negocios.pt 23 de Janeiro de 2020 às 07:30
Primeira reunião do ano do BCE

O Banco Central Europeu (BCE) realiza, na quinta-feira, a primeira reunião de política monetária do ano. Para Christine Lagarde será a segunda desde que assumiu o cargo de líder do BCE, em novembro.

 

Além das habituais perspetivas para a economia e inflação, a responsável poderá ainda abordar o tema do clima e de que maneira o banco central que lidera pode ajudar na tarefa de combate ao aquecimento global através dos investimentos verdes. Um tema que chegou a ser referido pontualmente por Mario Draghi, ex-presidente do BCE.

 

Galp vai investir 450 milhões em produção solar em Espanha

A Galp Energia anunciou ontem ao final da tarde que chegou a acordo com o grupo ACS para a aquisição de projetos de produção de energia fotovoltaica em Espanha no valor de 450 milhões de euros. Mas o investimento da petrolífera portuguesa pode chegar aos 2,2 mil milhões de euros até 2023.

 

Os ativos desta unidade da empresa espanhola incluem "parques fotovoltaicos já em operação com uma capacidade instalada de 900 MW e projetos em desenvolvimento ou em licenciamento que permitirão atingir até 2023 uma capacidade de geração instalada de 2,9 GW, o equivalente ao consumo médio de 1,8 milhões de habitações, contribuindo para a redução de 87 milhões de toneladas de CO2", segundo o comunicado emitido pela petrolífera. Com esta compra, a Galp sustenta que passa a ser "o principal produtor de energia solar da Península Ibérica".

 

Produção da EDP a partir de carvão caiu para metade em 2019

Em 2019 a EDP produziu menos 7% de eletricidade a nível global. A produção a partir de carvão na Península Ibérica recuou 49% enquanto nas centrais de ciclo combinado disparou 91%.

 

A elétrica liderada por António Mexia revelou estes dados ontem, já depois do fecho da bolsa nacional, pelo que as ações estarão a reagir na sessão desta quinta-feira.

 

Crise política em Itália?

Luigi Di Maio confirmou, através de anúncio público, a demissão como líder político do Movimento 5 Estrelas, 28 meses depois de ter sucedido a Beppe Grillo à frente do partido anti-sistema.

 

No entanto, o também ministro dos Negócios Estrangeiros disse que continuará a chefiar a diplomacia transalpina e que a coligação de governo com o PD (centro-esquerda) permanece de pé.

 

Inventários de crude em destaque nos EUA

A Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude do país na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio