Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira termina o período de subscrição da emissão obrigacionista da TAP. Haverá também a segunda volta das votações para a liderança do Partido Conservador, bem como dois eventos de política monetária: o Fórum do BCE, que prossegue em Sintra, e o início da reunião de dois dias da Fed.

18 de Junho de 2019 às 07:30
  • ...
Termina prazo de subscrição da TAP

O período de subscrição da emissão obrigacionista da TAP termina esta terça-feira. O objetivo da transportadora é encaixar até 200 milhões de euros, propondo-se pagar um juro de 4,375%, numa emissão a quatro anos.

 

Os resultados serão apresentados amanhã, 19 de junho. O montante da emissão foi aumentado no final da semana passada de 50 milhões para 200 milhões.

 

Segunda volta para sucessor de Theresa May

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, foi o mais votado na primeira volta da eleição interna para a liderança do Partido Conservador, no dia 13 de junho. Esta terça-feira realiza-se a segunda volta, entre as 15:00 e 17:00, e o processo continua no dia 20, para quando estão previstas uma série de votações a partir das 10:00 horas, para reduzir os candidatos a apenas dois finalistas.

 

A partir de 22 de junho, os cerca de 160 mil membros do partido Conservador devem receber um boletim de voto, que terão de enviar por via postal até 22 de julho, sendo o vencedor anunciado nos dias seguintes. Durante este processo, Theresa May mantém-se em funções, após ter renunciado formalmente à liderança do partido a 7 de junho, mas deverá apresentar a demissão logo que o sucessor esteja definido.

 

O novo líder do Partido Conservador vai assumir também as funções de primeiro-ministro britânico no final de julho, sucedendo a May na condução do processo do Brexit.

 

Fed inicia reunião de política monetária

Tem hoje início, em Washington, a reunião de dois dias da Reserva Federal norte-americana. Os responsáveis da Fed deverão debater um possível corte da taxa de juro, de modo a revitalizar a economia dos EUA.

 

Muitos analistas acreditam que a Reserva Federal vai interromper a sua política de normalização de juros iniciada em finais de 2015 – e que já levou a nove subidas da taxa diretora –, podendo mesmo vir a decidir-se por uma descida muito em breve, com as ‘odds’ a apontarem para um corte de 25 pontos base da taxa dos fundos federais em julho.

 

BCE debate 20 anos da Zona Euro

O sexto Fórum do Banco Central Europeu (BCE), o último com Mario Draghi na liderança, arrancou ontem em Sintra e decorre até quarta-feira. O evento reúne governadores dos bancos centrais, académicos, decisores políticos e especialistas do mercado financeiro para trocar perspetivas sobre as principais questões de política monetária.

 

Hoje, os trabalhos terão como mote os primeiros 20 anos da União Económica e Monetária. Mario Draghi fará o discurso inicial e, entre os intervenientes dos painéis do dia, constam Luis De Guindos, vice-presidente do BCE, Peter Praet, antigo membro da Comissão Executiva do banco central, Philip Lane, atual membro da Comissão Executiva do BCE, Laurence Boone, economista chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Ricardo Reis, professor na London School of Economics. O último painel do dia juntará Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra, Mario Draghi, presidente do BCE, e Janet Yellen, ex-presidente do Conselho de Governadores da Reserva Federal norte-americana.

 

Inflação e balança comercial em destaque na Zona Euro

Hoje serão divulgados dois dados de relevo da Zona Euro: a inflação de maio e a balança comercial relativa a abril.

 

Ainda na Europa, teremos na Alemanha a divulgação, pelo Instituto ZEW, do índice do sentimento económico no país.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio