Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta segunda-feira a guerra comercial vai continuar a marcar o passo nos mercados, depois de Donald Trump ter endurecido os ataques contra a China no fim-de-semana. Por cá, os CTT vão reagir à saída do CEO e a EDP vai negociar sem direito ao dividendo.
As ações dos CTT vão reagir esta segunda-feira ao anúncio de que Francisco Lacerda deixará a liderança da empresa, como foi confirmado na sexta-feira, em comunicado enviado pela empresa à CMVM.
No comunicado, os CTT informaram que Francisco Lacerda decidiu renunciar aos cargos de vice-presidente do conselho de administração e CEO da sociedade por entender ser do interesse da empresa proceder a uma transição da liderança da equipa executiva dos CTT.
A empresa indicou ainda que o conselho de administração e a comissão de governo societário, avaliação e nomeações irão agora procurar a substituição de Francisco Lacerda, "mantendo os acionistas da sociedade e o mercado prontamente informados".
Na última sessão, as ações dos CTT subiram 0,77% para 2,342 euros, depois de quatro dias consecutivos de perdas.
Títulos da EDP descontam dividendo
As ações da EDP vão descontar o dividendo de 0,19 euros que será pago aos acionistas a partir de quarta-feira, 15 de maio.
Os títulos fecharam a sessão de sexta-feira a subir 2,05% para 3,29 euros.
Bolsas reagem a ataques de Trump e promessas de retaliação da China
O ligeiro otimismo que marcou a negociação nos mercados no final da semana poderá ter sido sol de pouca dura. As negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China acabaram por não resultar em qualquer entendimento e, durante o fim de semana, Donald Trump mostrou que o ambiente entre as duas maiores economias do mundo está crispado.
No Twitter, o líder da Casa Branca avisou que a China deveria "agir agora" para fechar um acordo, ou arriscaria termos "muito piores" no seu segundo mandato. Já Pequim voltou a assegurar que responderá ao aumento das tarifas norte-americanas que entrou em vigor na sexta-feira.
Membros da Fed discursam em Boston
A semana arranca com a participação de dois membros da Reserva Federal dos EUA num evento que decorre em Boston. O presidente da Fed de Boston, Eric Rosengren, e o vice-presidente, Richard Clarida, estarão presentes numa conferência organizada pela Fed de Boston.
Numa altura em que prosseguem as apresentações de resultados das empresas relativos ao primeiro trimestre do ano, por cá a semana arranca com a divulgação das contas da Sonaecom.
Ainda esta semana está prevista a divulgação das contas da Semapa, Sonae, EDP e Sonae Capital.