Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta terça-feira a Navigator, SAG Gest e Reditus vão estar a centrar as atenções dos investidores. Ainda por cá, destaque para a divulgação da estimativa rápida do PIB no segundo trimestre. Lá fora é a crise turca que continua em foco.
A imposição de uma taxa de 37% sobre as vendas nos EUA ditou a maior descida da Navigator em bolsa desde 2012, na sessão com a maior liquidez em mais de dois anos. A Navigator chegou a afundar mais de 18% durante a manhã, tendo aliviado parte destas quedas durante a sessão. Ainda assim, a queda foi pronunciada. A justificar este desempenho esteve o anúncio de uma taxa anti-dumping por parte dos EUA sobre as vendas da Navigator para aquele país.
Os EUA representam 10% das vendas totais da Navigator e a imposição de uma taxa de 37% sobre as importações poderá representar menos 66 milhões de euros no EBITDA e 45 milhões nos lucros este ano, de acordo com a informação da própria cotada. Este cenário acabou por ditar fortes quedas das acções.
SAG agrava perdas no semestre e não afasta riscos
A SAG Gest – Soluções Automóveis Globais registou perdas de 10,1 milhões de euros entre Janeiro e Junho, contra 630 mil euros um ano antes. O volume de negócios diminuiu e o EBITDA foi negativo.
A proprietária do importador da marca Volkswagen para Portugal indicou que "continuou a verificar-se, durante o primeiro semestre de 2018, a tendência de agravamento do risco de liquidez, que contribui para o declínio da actividade operacional da SAG Gest, e em especial, da subsidiária SIVA".
Reditus aprova redução de capital de 58,6 milhões
Os accionistas da Reditus aprovaram ontem a redução do capital social da empresa tecnológica em cerca de 58,6 milhões de euros para 14,6 milhões. As alternativas eram a dissolução da empresa ou o reforço do capital por parte dos accionistas.
A decisão veio já depois do fecho da bolsa nacional, pelo que as acções estarão a reagir na negociação desta terça-feira.
INE divulga estimativa do PIB do segundo trimestre
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta terça-feira as Contas Nacionais Trimestrais (estimativa rápida) e o Índice de Custo do Trabalho, ambos relativos ao segundo trimestre. O crescimento económico deverá ter acelerado no 2.º trimestre, segundo os analistas consultados pela Lusa.
Na Zona Euro também teremos os números do PIB, bem como a produção industrial. Ainda na Europa, destaque para o PIB e inflação na Alemanha, para a inflação em Espanha, para o desemprego e inflação em França e para os dados dos salários e do desemprego no Reino Unido.
Crise turca continua a abalar mercados globais
A lira turca atingiu ontem um novo mínimo histórico, apesar das medidas do banco central para travar as quedas, arrastando as divisas dos emergentes. Os receios em torno da Turquia estão a afastar os investidores das acções e a favorecer o dólar.
As bolsas também têm estado a ser fortemente penalizadas, muito à conta das cotadas com exposição à Turquia, como é o caso da banca – com relevo para o Unicredit, BBVA, BNP Paribas, HSBC e ING Groep. Mas isso não impediu a Apple e a Amazon de marcarem novos máximos históricos na sessão de ontem em Wall Street.