Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta terça-feira, por cá estarão em destaque cotadas como a SDC Investimentos, Novabase e Nos, além de que teremos os resultados da oferta de troca de dívida do Novo Banco. Lá fora, o desemprego em Espanha também capta as atenções, bem como os temas ligados à energia e ao cacau.
São hoje divulgados os resultados finais da operação de troca de dívida do Novo Banco, mas nos últimos dias foram vários os grandes investidores internacionais a aproximarem-se das pretensões do banco liderado por António Ramalho.
Recorde-se que os investidores das 20 emissões de obrigações do Novo Banco que recusaram o carácter compulsivo da oferta de aquisição de dívida podiam dar ordens de venda dos seus títulos até às 18:00 de ontem. Para as restantes 16 linhas, a operação era obrigatória, pelo que as ordens eram dispensáveis. Se a operação tiver sucesso, a venda formal dos títulos acontece amanhã, 4 de Outubro, dia em que será feita a liquidação financeira, para que a venda do Novo Banco à Lone Star possa ficar concluída até 20 de Outubro. Tal como o Negócios noticiou, o Novo Banco está preparado para deixar cair a condição que faz depender o sucesso da oferta de compra de dívida da aquisição de 75% das obrigações.
SDC Investimentos, Novabase e Nos em destaque
Os investidores têm várias cotadas nacionais debaixo olho esta terça-feira. Uma delas é a SDC Investimentos, que mais do que duplicou a cotação nas duas últimas sessões. Ontem, as acções da empresa liderada por António Castro Henriques fecharam nos 5,9 cêntimos, a dispararem 59,46% face a sexta-feira e em valores inéditos desde Outubro de 2015. Na sexta-feira, a SDC Investimentos já tinha registado uma valorização de 32%, quando passou dos 2,8 para 3,7 cêntimos.
Por outro lado, foi ontem anunciado que a empresa do ramo de gestão de activos IBIM2, accionista britânica da Novabase, duplicou para 10% a sua posição na empresa liderada por Luís Paulo Salvado. O reforço foi anterior ao anúncio do dividendo extraordinário.
Destaque ainda para a Nos, que ontem viu o seu preço-alvo ser elevado em 8,3%, de 6 para 6,5 euros, por parte dos analistas do CaixaBI.
Desemprego em Espanha, retalho na China e produção industrial no Brasil
São divulgados hoje novos indicadores para medir o pulso a algumas das maiores economias emergentes. Na China, são conhecidos os dados das vendas a retalho, em Agosto. Já no Brasil é divulgado o índice de produção industrial, relativo ao mesmo mês.
Na Europa, o destaque vai para a divulgação da taxa de desemprego referente a Setembro. Nos Estados Unidos, por seu lado, teremos os números relativos às vendas de automóveis em Setembro – sendo que alguns analistas inquiridos pela Bloomberg estimam um pequeno aumento das vendas, o que, a acontecer, será uma estreia este ano.
Rússia acolhe Semana da Energia…
Arranca esta terça-feira em Moscovo a Semana da Energia, que decorre até 7 de Outubro. Entre os presentes estarão o presidente russo, Vladimir Putin, o ministro russo da Energia, Alexander Novak, e o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Mohammad Barkindo.
Ainda no mesmo sector, o Instituto Americano do Petróleo (API, que é uma entidade privada) divulga as suas estimativas para os inventários de crude na semana passada nos Estados Unidos.
… e cacau centra as atenções em Singapura
Hoje e amanhã decorre em Singapura a Conferência Internacional sobre o Cacau organizada pela Associação de Cacau da Ásia. O célebre investidor Jim Rogers fará o discurso de abertura deste evento que reunirá mais de 500 dos principais players do sector.
O evento irá debruçar-se sobre a volatilidade nos preços desta matéria-prima agrícola e sobre os reveses que têm afectado o consumo de cacau e chocolate nos últimos tempos, numa altura em que a produção na Ásia estagnou e pode cair ainda mais.