Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta sexta-feira teremos os dados do emprego em Portugal, divulgados pelo INE, bem como a estimativa para a inflação de Setembro na Zona Euro. Os mercados estarão também atentos à possibilidade de novas mexidas nos ratings soberanos, ou nas perspectivas para a sua evolução, com destaque para Espanha.
A InterCement, da Camargo Corrêa, lançou uma ordem permanente de compra de acções da Cimpor, mas só para quem não votou a favor da saída de bolsa da Cimpor. Quem não vender, fica accionista da empresa fechada controlada pelos brasileiros.
Recorde-se que a Cimpor já não está em bolsa desde a passada quarta-feira. O pedido de perda da qualidade de sociedade aberta foi aceite pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A exclusão da negociação ocorreu depois de o regulador do mercado de capitais dar luz verde ao processo em que a Camargo Corrêa, através da empresa de cimento InterCement, paga 34 cêntimos por acção aos investidores que rejeitaram a saída do mercado bolsista. Na OPA de 2012, pagou 5,50 euros.
INE revela dados do emprego em Agosto
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quinta-feira as estimativas mensais de emprego e desemprego relativas a Agosto.
Além disso, o INE vai divulgar também os índices de produção industrial, bem como o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho, sendo que ambos os dados são igualmente relativos a Agosto.
A inflação na Zona Euro e o PIB no Reino Unido
A estimativa rápida da inflação na Zona Euro é um indicador que será seguido de perto para aferir a margem de manobra do BCE no processo de redução dos estímulos. Em Agosto, houve uma subida de 1,3% para 1,5%. E as estimativas do RBC Capital Markets para este indicador, em Setembro, são de uma subida para 1,6%. Já a evolução excluindo energia e preços dos alimentos terá ficado estagnada.
Ainda na Europa, na Alemanha teremos a taxa de desemprego de Setembro, em França será divulgada a estimativa rápida para a taxa de inflação em Setembro, e no Reino Unido serão apresentados os dados do PIB do segundo trimestre.
Nos EUA, são conhecidos os dados dos gastos e dos rendimentos dos consumidores, relativos a Agosto.
S&P pode pronunciar-se sobre rating Espanha
Com o referendo catalão à porta, a Standard & Poor's tem a opção de se pronunciar sobre o rating de Espanha. A actual classificação é de BBB+ – antepenúltimo nível da categoria de investimento de qualidade – com perspectiva positiva.
Poderão ser também revistas as classificações e "outlooks" de França (DBRS), Malta (S&P) e Suíça (Fitch), entre outros. Recorde-se que estes agendamentos são indicativos, podendo as agências de notação financeira optar por não se pronunciar.
Draghi e Lagarde na conferência do Banco de Inglaterra
No Reino Unido, o Banco de Inglaterra (BoE) promove o segundo dia da conferência ’20 Years On’, em Londres, que marca duas décadas de independência do banco central face ao governo britânico. Entre os oradores de hoje contam-se o presidente do BCE, Mario Draghi, a directora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e o ex-secretário norte-americano do Tesouro, Larry Summers, além dos governadores dos bancos centrais do México, Agustin Carstens, de Israel, Karnit Flug, e da África do Sul, Lesetja Kganyago.
Ainda em matéria de política monetária, destaque para o presidente da Fed de Filadélfia, Patrick Harker, que discursa num evento promovido pela sua Reserva Federal e que se debruça sobre o tema "Fintech: o impacto nos consumidores, banca e políticas regulatórias".