Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira, oito cotadas nacionais apresentam as suas contas do primeiro semestre. Lá fora também prossegue a divulgação de resultados, com destaque hoje para a Amazon, Twitter e Deutsche Bank.
Depois de ontem a EDP Renováveis, Jerónimo Martins e Montepio terem apresentado os seus números, oito cotadas portuguesas divulgam hoje as suas contas relativas ao primeiro semestre do ano. São elas a EDP, REN, Navigator, Altri, BCP, Cofina, Impresa e Novabase.
Os analistas da unidade de investimento da CGD estimam que a Altri tenha registado um resultado líquido de 17,6 milhões de euros no segundo trimestre, o que representa um crescimento de mais de 10% face ao mesmo período do ano passado. Quando à Navigator, projectam um resultado líquido de 83,8 milhões de euros no primeiro semestre, um valor ligeiramente abaixo do registado no mesmo período do ano passado.
Para a EDP, o CaixaBI antecipa que a eléctrica tenha fechado o primeiro semestre com lucros de 381 milhões de euros, uma quebra de 19% face ao mesmo período do ano anterior. Já o Haitong estima que os lucros da EDP tenham subido 6% para u 222 milhões de euros.
Relativamente ao BCP, o CaixaBI prevê que tenha encerrado os primeiros seis meses do ano com um lucro de 72,7 milhões de euros, um valor que contrasta com os prejuízos de 197,3 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano passado. Olhando apenas para o segundo trimestre de 2017, aponta para um resultado líquido de 22,6 milhões de euros, contra perdas de 243,9 milhões no período homólogo do ano anterior.
… e lá fora também há mais resultados
Prossegue também um pouco por todo o mundo o reporte de contas. Esta quinta-feira várias grandes empresas irão confessar-se ao mercado, com destaque para as tecnológicas norte-americanas Amazon.com e Twitter.
Teremos ainda os números relativos ao banco alemão Deutsche Bank, à petrolífera anglo-holandesa Royal Dutch Shell e à empresa suíça que opera nos segmentos da alimentação e bebidas Nestlé.
Montepio dá pontapé de saída na OPA ao fundo de participação
A mutualista presidida por Tomás Correia fez a instrução do pedido de registo da OPA na CMVM. O regulador vai olhar para os dados, bem como para a justiça da contrapartida. A administração de Félix Morgado tem agora de se pronunciar. A OPA tem lugar antes da transformação em sociedade anónima da caixa económica sob o comando de José Félix Morgado, mudança que faz com que a caixa passe a ter o seu capital representado por acções.
O Montepio lucrou 13 milhões no primeiro semestre do ano, reflectindo o aumento dos proveitos bancários e a redução de custos. Nos depósitos, houve uma melhoria residual face ao final de Março. Mas o banco ainda não recuperou das saídas de recursos dos primeiros três meses de 2017.
Evolução do "stock" de crédito e dos depósitos
O Banco Central Europeu (BCE) divulga esta quinta-feira a evolução do "stock" de crédito e o investimento em depósitos a prazo, no final de Junho. Ainda na Europa, a Alemanha reporta os valors da confiança dos consumidores medida pelo GfK (dados de Agosto).
Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica os dados sobre a avaliação bancária e o Banco de Portugal apresenta os dados sobre o crédito às famílias e às empresas.
Nos EUA, teremos os dados referentes aos novos pedidos de subsídio de desemprego, na semana terminada a 22 de Julho, bem como as encomendas de bens duradouros em Junho.
Matérias-primas em foco
A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de gás natural dos EUA na semana passada.
Além disso, o Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta os dados relativos às exportações na semana passada.
Ainda no que diz respeito às matérias-primas, o Conselho Internacional dos Cereais apresenta as suas estimativas para os stocks, produção e panorama no mercado cerealífero.