Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira as acções da Nos, Sonae Capital e Sonaecom deixam de conferir direito ao dividendo. No resto da Europa, destaque para o relatório de estabilidade financeira do BCE e para a divulgação das actas da última reunião da Reserva Federal norte-americana.

24 de Maio de 2017 às 07:30
  • ...
Fed divulga actas da última reunião

Na reunião de Maio, a Reserva Federal dos EUA deixou a taxa de juro inalterada. Mas, numa altura em que o mercado se prepara para um aumento dos juros no próximo mês, as actas da reunião de 2 e 3 de Maio serão passadas a pente fino para o mercado retirar pistas sobre o ritmo da normalização da política monetária nos EUA. 

A próxima reunião da Fed decorre nos dias 13 e 14 de Junho. Recorde-se que a instituição liderada por Janet Yellen tem actualmente taxa de juro directora fixada num intervalo entre 0,25% e 0,50%.



BCE apresenta relatório de estabilidade financeira

O Banco Central Europeu divulga o relatório de estabilidade financeira, documento em que a autoridade monetária enumera as principais fontes de risco e vulnerabilidades no sistema financeiro e se esses riscos estão a aumentar ou a diminuir. 

A apresentação do banco central liderado por Mario Draghi será feita em Frankfurt, às 10:00 locais (09:00 em Lisboa).



Nos, Sonae Capital e Sonaecom deixam de conferir direito ao dividendo

No próximo dia 26, sexta-feira, a Nos, a Sonae Capital e a Sonaecom começam a distribuir as suas remunerações accionistas, pelo que só as acções detidas até ontem, 22 de Maio, é que conferem direito ao dividendo.

No caso da Nos, vai pagar 0,20 euros. Por seu lado, a Sonae Capital distribui um dividendo de 0,10 euros e a Sonaecom paga 0,077 euros por cada acção.


Política monetária em destaque

Hoje vários responsáveis de bancos centrais irão discursar em eventos distintos. Em Tóquio falarão Haruhiko Kuroda, governador do Banco do Japão, e Ben Bernanke, ex-presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, numa conferência consagrada às "Lições políticas aprendidas e desafios que se seguem".

Do outro lado do Atlântico, o presidente da Fed de Dallas, Robert Kaplan, discursa num jantar do C.D. Howe Institute.


Por seu lado, Peter Praet, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu, será orador num evento em Sófia (Bulgária). Já Luis Maria Linde, membro do conselho de governadores do BCE, falará numa conferência em Madrid, organizada pelo Banco de Espanha, sobre Estabilidade Financeira.

 


Mercado petrolífero de olho nos inventários

O Instituto Americano do Petróleo (API, que é uma entidade privada) divulga as suas estimativas para os inventários de crude na semana passada nos Estados Unidos – que serão depois comparadas com os dados oficiais, no dia seguinte, apresentados pela Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia).

Os investidores aguardam também com expectativa pela reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, na quinta-feira 25 de Maio, esperando-se que o cartel se decida por um prolongamento dos cortes de produção que implementou no início deste ano com um prazo inicial de seis meses.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio