Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Para Portugal, hoje é dia de saída do Procedimento dos Défices Excessivos. Para Donald Trump é o último dia da visita à Arábia Saudita.
A Comissão Europeia apresenta esta segunda-feira o pacote de primavera do semestre europeu, no qual são apresentadas recomendações específicas por país. E essa ocasião servirá para anunciar se Portugal sai ou não do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE). De acordo com Marques Mendes, a decisão já está tomada e Portugal sairá mesmo desta lista. O anúncio será efectuado esta manhã, numa conferência de imprensa onde marcará presença Pierre Moscovici, comissário europeu dos Assuntos Económicos. A saída do PDE ajudará a manter o fluxo de notícias positivas para Portugal. Mas os analistas duvidam que seja um factor crucial para a descida dos juros. E trocavam uma eventual saída do PDE por uma melhora do "rating".
Grécia de regresso à mesa do Eurogrupo
Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem para debater a evolução das condições para fazer um desembolso à Grécia e para discutir o ajustamento do país no médio e longo prazo. Antes da reunião, o parlamento helénico aprovou mais medidas de austeridade. Atenas precisa de reembolsar uma obrigação de 7,5 mil milhões de euros em Julho.
O ministro das Finanças grego mostrou-se optimista de que o Eurogrupo abra caminho a uma solução "boa e definitiva" sobre a dívida helénica, depois de ter sido aprovado no Parlamento um novo pacote de medidas. Em declarações à agência de notícias grega AMNA, Euclides Tsakalotos sublinhou que os credores "não têm pretextos para novas demoras" uma vez que a Grécia cumpriu com as suas obrigações.
Trump continua na Arábia Saudita
Numa altura de forte convulsão em Washington, Donald Trump prossegue a sua primeira viagem fora dos Estados Unidos. Antes se seguir para Israel, o presidente norte-americano continua na Arábia Saudita, onde hoje participa numa cimeira organizada pelo rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, onde marcarão presença chefes de Estado de outros países muçulmanos. Donald Trump afirmou ontem que todos os países têm de participar nos esforços para erradicar o terrorismo e "trabalhar honestamente" para combater "a crise do extremismo islâmico e os grupos terroristas islâmicos que inspira". O Presidente dos EUA segue depois para a Europa, onde vai participar nas reuniões da NATO e do G-7.
Theresa May dá entrevista
Numa altura em que continuam tensas as relações entre o Governo britânico e os responsáveis europeus, a primeira-ministra do Reino Unido dá esta segunda-feira uma entrevista à BBC, onde o Brexit deverá ser um dos pontos principais. O ministro do Brexit, David Davis, afirmou ontem que o Reino Unido irá abandonar as negociações sobre a saída do país da União Europeia caso permaneçam as exigências de uma factura para os britânicos no valor de 100 mil milhões de euros.
Sanchéz lidera socialistas em Espanha
As primárias do PSOE ditaram o regresso de Pedro Sánchez à liderança dos socialistas em Espanha. Um resultado que, de acordo com a Bloomberg, poderá traduzir-se em problemas para o Mariano Rajoy, já que o ex-secretário-geral promete uma oposição mais dura ao governo minoritário do PP. Diz a agência norte-americana que a vitória de Sánchez sinaliza um aumento da hostilidade para bloquear a agenda de Rajoy.