Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira, o Banco de Inglaterra dá a conhecer as suas decisões de política monetária, um dia depois de a Reserva Federal norte-americana ter subido em 25 pontos base a taxa de juro directora. Por cá, a evolução do BCP vai continuar a concentrar as atenções.
As acções do BCP voltaram a ceder terreno na sessão de quarta-feira, tendo fechado a recuar mais de 3% e elevando para mais de 15% a queda em dois dias, provocada pela saída inesperada do Sabadell do capital do banco liderado por Nuno Amado. A saída do Sabadell acontece depois de os chineses da Fosun terem comprado 16,7% do BCP num aumento de capital reservado que reduziu a posição dos restantes accionistas. Esta quinta-feira, os investidores vão continuar atentos à evolução dos títulos em bolsa.
Banco de Inglaterra decide política monetária
O Banco de Inglaterra (BoE) vai anunciar as suas decisões em matéria de taxas de juro e de compra de activos. Espera-se que o comité de política monetária do banco central britânico decida manter a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,25% e que o seu programa de flexibilização quantitativa (traduzido na compra de activos) se mantenha como planeado. O BoE tem estado a avaliar o impacto sobre a economia da desvalorização da libra esterlina, bem como as perspectivas para a inflação no Reino Unido.
Indicadores económicos medem o pulso às economias
Esta quinta-feira há mais dados económicos para divulgação. Por cá, o INE divulga os números da actividade turística, referentes a Outubro e os dados sobre o rendimento e condições de vida em 2016. Além disso, o Banco de Portugal publica o seu Boletim Oficial. No resto da Europa teremos em destaque o índice da Markit para os serviços e para a indústria na Zona Euro, de Dezembro, e as vendas a retalho em Novembro no Reino Unido.
Nos EUA, serão divulgados os dados sobre novos pedidos de subsídio de desemprego, relativos à semana terminada a 10 de Dezembro, bem como o índice de preços no consumidor em Novembro [espera-se que a inflação tenha acelerado, a caminho assim da meta proposta pela Fed] e o défice das contas correntes do terceiro trimestre.
Petróleo e matérias-primas agrícolas em destaque
Hoje, a Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de gás natural na semana passada nos Estados Unidos. Por outro lado, o Departamento norte-americano da Agricultura apresenta os números referentes às suas exportações.
Oracle e Adobe Systems apresentam contas
As companhias de software Oracle e Adobe Systems estão entre as empresas que esta quinta-feira reportamm as suas contas trimestrais. No que diz respeito à Oracle, os investidores estão especialmente atentos às suas contas, relativas ao segundo trimestre fiscal, para verem como está a situação da empresa depois de a NetSuite, companhia de software da cloud, ser adicionada à equação – já que em Novembro os accionistas deram luz verde à sua compra.