Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comprar casa no Algarve é 25% mais caro do que a média do país

A avaliação que os bancos fazem dos imóveis para conceder crédito voltou a subir, em Abril, atingindo um novo máximo de quase seis anos. O Algarve é a região mais cara, com o preço do metro quadrado a ser 25% mais caro do que a média do país.

Miguel Baltazar
29 de Maio de 2017 às 12:04
  • 3
  • ...

O preço médio da avaliação bancária do metro quadrado de uma habitação em Portugal aumentou, em Abril, três euros face a Março, para um total de 1.110 euros, o que corresponde ao valor mais elevado desde Julho de 2011, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 29 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

Em Março, o preço médio da avaliação bancária tinha diminuído pela primeira vez num ano.

 

Em Abril, os bancos voltaram a aumentar as avaliações que fazem dos imóveis, uma tendência que se verifica desde 2015.

 

Por regiões, o Algarve continua a destacar-se, com o preço médio por metro quadrado a ascender a 1.390 euros, um valor que ainda assim representa uma descida de 0,3% face a Março.

 

Os bancos avaliam assim o metro quadrado no Algarve 25% acima da média nacional. Aos valores de Abril, comprar uma casa no Algarve de 100 metros quadrados custa cerca de 139 mil euros, considerando os valores médios das avaliações bancárias. Já o valor médio do país é 28 mil euros mais barato.

 

A região Centro é onde são praticados os valores mais baixo (912 euros).

 

Apesar do valor global do país ter aumentado em Abril, houve algumas regiões a registarem reduções face a Março. Além do Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e o Alentejo também registaram descidas nas avaliações bancárias dos imóveis.

 

Já quando comparado com o mesmo mês do ano passado, todas as regiões registaram aumentos de, pelo menos 4%. O Algarve volta a destacar-se, com uma subida homóloga de 9,8%.

A avaliação bancária é determinante para quem quer comprar casa com recurso a crédito. É que é com base nas avaliações bancárias que é definido o valor máximo de crédito concedido e as condições associadas ao financiamento. Regra geral, os bancos financiam até 80% da avaliação bancária. Ou seja, se uma casa for avaliada em 100 mil euros a entidade financeira deverá emprestar até 80 mil euros. 

Além disso, quanto mais baixo for o rácio de financiamento face ao valor do imóvel melhores condições serão dadas, nomeadamente no que respeita a "spreads".

Ver comentários
Saber mais avaliação bancária INE imóveis crédito
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio