Notícia
Libra recua para mínimos de 16 meses face ao euro
A libra recuou para o nível mais baixo em quase 16 meses face ao euro, depois da Moody’s cortar o “rating” de triplo A do Reino Unido, revelando fraquezas na perspectiva de crescimento da nação.
As obrigações do Reino Unido caíram pelo segundo dia consecutivo desde que a Moody’s reviu em baixa o “rating” britânico para Aa1, alterando também a perspectiva do Reino Unido de “estável” para “negativa”. A libra caiu para os mínimo desde Julho de 2010 face ao dólar, numa semana em que será divulgado um relatório que os analistas afirmam que irá mostrar que a economia britânica contraiu no último trimestre, segundo noticia a Bloomberg.
“Apesar da altura escolhida para diminuir a classificação ter sido uma surpresa, o mercado já antevia uma alteração do 'rating'”, afirmou Ian Stannard, estratega de câmbios europeus do Morgan Stanley. “Nas semanas mais recentes observámos a segurança da libra corroer-se. Esperamos que a libra continue sob pressão, mas há potencial para uma reviravolta”.
A libra está a deslizar 0,77% para 87.671 pences por euro, o valor mais baixo desde 31 de Outubro de 2011, ou seja, 16 meses. Face ao dólar, a libra está a subir 0,15% para 1,5140 dólares.
A libra está a cair 5,9% este ano, o segundo pior desempenho em dez moedas utilizadas pelos mercados mais desenvolvidos, de acordo com um índice citado pela Bloomberg. Somente o iene deprecia mais, estando a perder 6,8%. O dólar aprecia 1,8%.
Também o iene atingiu o nível mais baixo dos últimos três anos face ao dólar, enquanto as acções em Tóquio se encontram a subir depois de notícias que afimam que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, vai nomear um presidente para o banco central, que é a favor dos estímulos.
O iene encontra-se a depreciar 0,36% para 93,75 ienes por dólar.