Notícia
“Hackers” pedem “resgate” em bitcoins aos bancos gregos
Os bancos gregos estão a ser atacados por "hackers", que exigem um pagamento de sete milhões de euros em bitcoins para pararem, de acordo com a polícia grega e o banco central, citados pelo Financial Times.
"Dêem-nos bitcoins ou tiramos-vos da Internet". Esta é a ameaça que um grupo de "hackers" está a fazer aos bancos gregos, relata o Financial Times.
Os "hackers" estão a exigir um pagamento de nove milhões de euros em bitcoins a três bancos gregos para pararem os ataques informáticos, de acordo com a polícia e o banco central da Grécia, citados pelo jornal.
Nos últimos cinco dias, três bancos gregos foram atacados três vezes por um grupo chamado Armada Collective. Os ataques começaram por provocar falhas de funcionamento nos sites dos bancos e por interromper transacções financeiras, por um curto período de tempo. Agora, o grupo está a exigir um pagamento de 20 mil bitcoins (cerca de sete milhões de euros) a cada banco para terminar os ataques, ameaçando deitar os sites abaixo.
"Nenhum banco aceitou a extorsão, por isso os ‘hackers’ tentaram novamente no fim-de-semana e hoje", disse fonte oficial da polícia grega, ao FT, esta segunda-feira. "Mas, entretanto aumentámos a segurança, portanto não houve nenhuma interrupção" no funcionamento dos sites", afirmou.