Notícia
FBI interroga “trader” do Deutsche Bank no caso de manipulação cambial
A polícia criminal norte-americana terá interrogado um operador do mercado cambial do Deutsche Bank, no contexto duma investigação à manipulação deste mercado.
O Federal Bureu of Investigation (FBI) terá interrogado um funcionário do Deutsche Bank responsável por aplicações no mercado cambial. O inquérito ao “trader” faz parte da investigação no processo que pretende apurar se houve manipulação do mercado cambial.
A notícia foi avançada pelo “The Wall Street Journal” que disse que o FBI se deslocou a casa do suspeito, Robert Wallden, onde lhe mostrou uma gravação onde este dizia que teria a capacidade de manipular o mercado cambial. Fontes do Deutsche Bank que o WSJ não identificou disseram que a suspeita recaiu sobre o seu funcionário por um mal-entendido provocado, pelo menos parcialmente, por uma piada.
As suspeitas de manipulação do mercado cambial foram avançadas pela Bloomberg em Junho, envolvendo inicialmente os “traders” de sete bancos. Entre os suspeitos iniciais não se encontrava o funcionário do Deutsche Bank. O banco alemão disse que não dispensou Wallbert porque não foram encontrados indícios de manipulação, segundo reacção oficial à publicação norte-americana.
O Departamento de Justiça dos EUA, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido e a Autoridade de Supervisão do Mercado da Suiça estão a investigar a possível manipulação do mercado cambial, que movimenta 5,3 mil milhões de dólares diários.