Notícia
Euro valoriza apoiado nas declarações de Draghi
A manutenção da taxa de juro em mínimos históricos de 0,25% pelo BCE reforçou a valorização do euro, que atingiu máximo das últimas duas semanas face ao dólar.
Mário Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), declarou esta quinta-feira em Frankfurt que irá aguardar até ao próximo mês para tomar uma decisão sobre uma mexida na taxa de juro directora. “Consideramos manter a taxa directora de juro do BCE no presente mínimo histórico”. Esta declaração, através da qual acabou por refrear as expectativas sobre eventuais estímulos económicos a ser introduzidos por esta instituição europeia, está a gerar confiança dos mercados no euro.
A expectativa de ser pré-anunciada uma descida na taxa de juro, que se encontra no mínimo histórico de 0,25%, acabou por não se confirmar, o que reforçou a tendência de valorização do euro, que está a ser negociado nos valores mais elevados das duas últimas semanas contra a moeda norte-americana. Na reunião desta quinta-feira, como era espectável, a taxa de juro permaneceu no mínimo histórico de 0,25%.
O euro está valorizar 0,48% para os 1,3598 dólares, reforçado pelas declarações de Draghi, que diminuem a probabilidade de uma descida do preço do dinheiro na reunião de Março.
A moeda europeia teve em 2013 uma valorização de 5%, que constituiu a terceira maior valorização de um grupo de dez divisas de países desenvolvidos acompanhados pela Bloomberg No entanto, Steven Saywell, do BNP Paribas, citado pela “Bloomberg” afirma que “a recuperação do euro continuará a gerar oportunidades” apesar de considerar que “o euro vai desvalorizar”.