Notícia
Euro recupera de novo mínimo de mais de 12 anos
A moeda única está a subir, invertendo da tendência de queda verificada no início da sessão e recupera assim de um mínimo de Janeiro de 2003, tendo negociado pela primeira vez abaixo dos 1,05 dólares.
O euro está a subir 0,41% para 1,0590 dólares, depois de ter estado a cair 0,49% para 1,0495 dólares, o que corresponde a um mínimo de Janeiro de 2003.
A penalizar tem estado sobretudo o programa de compra de dívida do BCE, que começou esta semana e que poderá comprar 60 mil milhões de euros mensais até Setembro de 2016. Esta injecção de liquidez tem pressionado a moeda única europeia.
Benoît Cœuré revelou esta quinta-feira, 12 de Março, que, em apenas três dias, o BCE comprou 9,8 mil milhões de euros em títulos de dívida pública com uma maturidade média de nove anos.
Mais recentemente, a pesar na negociação tem estado também a especulação em torno da Reserva Federal (Fed) dos EUA porque começam a crescer as apostas em torno de uma subida de juros do outro lado do Atlântico, o que a acontecer torna os investimentos em dólares mais atractivos já que a remuneração aumenta. E isto numa altura em que a taxa de referência na Zona Euro está no mínimo histórico de 0,05% e nos EUA está próxima de zero.
Ainda esta quarta-feira, 11 de Março, o Financial Times publicou um excerto de uma entrevista ao presidente da Fed de St. Louis, onde este responsável defende que a autoridade norte-americana já está atrasada no processo de subida de juros.
O euro assim continua a afundar, numa tendência que parece não ter fim. Isso mesmo assumem os analistas, que cada vez mais revêem em baixa as estimativas para a moeda única. Há já grandes bancos a preverem a paridade, mas também quem antecipe a supremacia do dólar.