Notícia
Euro perde terreno penalizado pela queda da inflação em Setembro
A moeda única europeia está a negociar em terreno negativo, pela primeira vez em três sessões, depois da taxa de inflação ter entrado inesperadamente em terreno negativo na Zona Euro, em Setembro.
O euro está a perder terreno face ao dólar pela primeira vez em três dias depois de terem sido divulgados os dados relativos à inflação na Zona Euro, no mês de Setembro. Por esta altura, a moeda europeia recua 0,34% para os 1,1210 dólares.
Os preços de bens e serviços durante o mês de Setembro na Zona Euro deverão ter caído. Esta é, pelo menos, a primeira estimativa do Eurostat em relação à taxa de inflação apurada no nono mês do ano. Em Setembro, a taxa de inflação terá sido negativa em 0,1%, face à subida registada em Agosto de 0,1%. O último mês que a taxa de inflação tinha sido negativa na Zona Euro foi em Março deste ano.
Com a taxa de inflação em terreno negativo pela primeira vez em seis meses e longe do objectivo de 2% do Banco Central Europeu (BCE), cresce a pressão para que o banco central expanda os estímulos monetários na região, de acordo com a Bloomberg.
"Inflação caiu e não é um bom cenário", disse à Bloomberg Jane Foley, estratega para a área cambial do Rabobank International, em Londres. "Isto vai alimentar a percepção que o BCE tem de fazer mais", acrescentou.