Notícia
Euro inalterado em dia de reunião do BCE
O BCE deverá deixar esta quinta-feira a sua taxa directora inalterada em 0,75%.
A moeda única da Zona Euro está a negociar inalterada, no dia em que o Banco Central Europeu (BCE) deverá manter a sua taxa de juro em 0,75%, na primeira reunião da autoridade monetária europeia deste ano.
O euro segue estabilizado em 1,3064 dólares, face à divisa norte-americana, depois de duas sessões em queda, com os investidores a aguardarem as palavras do governador do BCE, Mario Draghi, no final da reunião de política monetária da instituição.
A expectativa dos economistas é que a instituição mantenha a sua taxa directora no mínimo histórico de 0,75%, depois das medidas tomadas pela instituição no ano passado terem conseguido diminuir a percepção de risco em torno do euro.
Mais do que os cortes de juro, foram as palavras de Mario Draghi em Julho do ano passado que sustentaram a recuperação dos mercados. O presidente do BCE proferiu um discurso em defesa do euro, que conduziu à quebra das taxas de juro dos países mais endividados da região.
Além deste discurso, o BCE anunciou ainda novas medidas de estímulo na reunião de Setembro, com especial destaque para as transacções monetárias directas, que foram bem recebidas pelos investidores.
“O remédio do Draghi está a resultar, o ‘outlook’ da economia melhorou, a economia já atingiu o fundo, por isso porque cortar?”, realçou James Nixon, do Société Générale, à Bloomberg.
Praticamente afastada uma mexida nos juros ou o anúncio de novas medidas de estímulo, serão as palavras de Mario Draghi a focar maior atenção na primeira reunião da instituição em 2013.