Notícia
Euro acentua queda e negoceia abaixo de 1,07 dólares
A moeda única europeia continua a registar fortes quedas contra o dólar. Esta terça-feira tocou num novo mínimo de Abril de 2003.
O euro está a cair 1,33% para 1,0708 dólares, tendo tocado nos 1,0697 dólares, o que corresponde ao valor mais baixo em onze anos, desde Abril de 2003.
A moeda única tem vindo a acentuar a queda contra a divisa americana, acumulando já uma descida de quase 11,5% desde o início deste ano.
A penalizar tem estado sobretudo o programa de compra de dívida do BCE, que começou esta semana e que poderá comprar até 60 mil milhões de euros mensais até Setembro de 2016. Esta injecção de liquidez tem pressionado a moeda única europeia.
A situação da Grécia e a especulação em torno deste país também tem contribuído para a depreciação da moeda única.
Mais recentemente, a pesar na negociação tem estado a especulação em torno da Reserva Federal (Fed) dos EUA porque começam a crescer as apostas em torno de uma subida de juros do outro lado do Atlântico, o que a acontecer torna os investimentos em dólares mais atractivos já que a remuneração aumenta. E isto numa altura em que a taxa de referência na Zona Euro está no mínimo histórico de 0,05% e nos EUA está próxima de zero.