Notícia
Unicer com recomendação de «buy»
Apesar do «price-target» para a Unicer permanecer nos 23,8 euros (4.771 escudos), a queda de 17,58% desde o máximo atingido em Abril, levou o Banco Santander Central Hispano (BSCH) a rever a sua...
«A Unicer, líder nacional na produção de cerveja com 60% do mercado, tem mostrado um desempenho favorável no controlo de custos, com um “cash-flow” previsto para o final deste ano de 63,2 milhões de euros (12,6 milhões de contos)», referem os analistas do BSCH. Para o próximo ano, a mesma corretora prevê um crescimento do «cash-flow» de 3,4%, ao atingir os 65,6 milhões de euros (13,1 milhões de contos).
O sector português de bebidas «tem sido dominado por histórias de concentrações. Apesar dos recentes esforços de diversificação a cerveja continua a ser o principal responsável pelo aumento das vendas de ambos os “players” neste sector» salienta o BSCH. Estas movimentações têm permitido um crescimento, no entanto o mercado interno de cerveja assistiu a uma estagnação nas transacções devido à «luta» por quota de mercado entre os dois gigantes nacionais do sector, originando uma grande pressão sobre as margens.
Segundo o mesmo estudo, excluindo as condições excepcionais do último ano, o crescimento tem sido alcançado principalmente através da redução dos custos e do aumento da eficiência ao nível industrial. «Caso se venham a verificar os rumores, de uma possível fusão entre a Unicer e a Centralcer, as sinergias seriam grandes e as despesas promocionais seriam bastante mais reduzidas» salientam os mesmos analistas.
Às 12h, as acções da Unicer cotavam nos 19,35 euros (3.879 escudos), registando uma valorização de 0,52%.