Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong estima aumento nos lucros da Galp e acção mais dependente do petróleo

A petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva terá fechado o primeiro semestre com lucros de 251,5 milhões de euros.

Apesar de ter uma recomendação de “reduzir” para a Galp, o CaixaBI diz que a cotada apresenta uma das “histórias mais singulares” no sector de petróleo e gás na Europa. Segundo o banco, a Galp oferece um “perfil defensivo face a preços do petróleo baixos”, bem como um potencial de subida com a produção no pré-sal no Brasil.
Rui Miguel Pedrosa/Correio da Manhã
18 de Julho de 2017 às 09:15
  • ...

Os lucros da Galp Energia terão aumentado 2% no primeiro semestre deste ano, para 251,5 milhões de euros, de acordo com as estimativas do Haitong, que colocam o EBITDA da petrolífera também a subir (+40% para 883,1 milhões de euros).

 

A subida dos resultados da Galp, de acordo com a mesma fonte, é explicada pelo desempenho da unidade de refinação e venda de combustíveis, o que aliado à recuperação na divisão de gás e electricidade deverá compensar a previsível queda na área de produção e exploração de petróleo.

 

Numa nota de research publicada esta terça-feira, o banco de investimento destaca a subida da margem de refinação (para 5,8 dólares por barril) enquanto na produção de petróleo o aumento de 2% não foi suficiente para compensar a queda de 9% na cotação do Brent.

 

Assinala ainda que o aumento previsto de 24% para os resultados operacionais (EBIT) entre o primeiro e o segundo trimestre "é caso único entre as petrolíferas europeias".

 

Além do melhor desempenho a nível operacional, o Haitong refere que a contribuir para a subida dos lucros terá estado também os menores custos financeiros e pagamento de impostos. No segundo trimestre os lucros terão ficado em 152,8 milhões de euros, o que representa um aumento homólogo de 15% e de 55% face aos primeiros três meses deste ano.

 

A Galp apresenta os resultados trimestrais a 31 de Julho e o Haitong espera que estes não tenham grande impacto na cotação da petrolífera, que "no curto prazo deverá ficar mais dependente da evolução dos preços do Brent".

 

A queda de 9% na cotação do Brent deverá levar o EBITDA da unidade de produção e exploração a descer para 25,5 dólares por barril.    

 

O Haitong tem uma recomendação de "neutral" para as acções da Galp Energia, com um preço-alvo de 113,50 euros. 

Ver comentários
Saber mais Galp Energia Haitong Brent petróleo resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio