Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI: Lucros do BCP caem mais de 75% no segundo trimestre

O banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos antecipa que o BCP tenha obtido um lucro líquido de 40,3 milhões de euros no segundo trimestre do ano. Este valor contrasta com os 170,3 milhões de euros obtidos no mesmo período de 2015.

Bruno Simões
22 de Julho de 2016 às 19:15
  • 13
  • ...

O CaixaBI, banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos, estima que o BCP tenha obtido um lucro consolidado de 40,3 milhões de euros no segundo trimestre. Este valor representa uma quebra de 76,3% em comparação com os resultados obtidos de Abril a Junho de 2015, de acordo com a informação expressa numa nota de análise a que o Negócios teve acesso. No segundo trimestre do ano passado, o banco liderado por Nuno Amado registou resultados líquidos de 170,3 milhões de euros.

A estimativa de 40,3 milhões de euros de lucros reflecte, por outro lado, uma diminuição de 13,7% dos resultados líquidos em comparação com o primeiro trimestre do ano, época em que a instituição teve lucros de 46,7 milhões de euros.

O CaixaBI acredita que os resultados do BCP estão a ser impactados por dois factores. O primeiro está relacionado com os ganhos obtidos com a venda do Bank Millennium (Polónia). "Por outro lado, estamos também a assumir os custos de cerca de 60 milhões de euros no segundo trimestre de 2016 relacionados com as contribuições para os mecanismos de resolução nacional e europeu que são habitualmente registados a cada segundo trimestre. As receitas de juros líquidos devem manter a tendência subjacente dos últimos trimestres com um crescimento de 4,3% trimestre a trimestre para 304,9 milhões de euros".

O CaixaBI acredita ainda que "as acções continuem a ser penalizadas por várias incertezas que podem ter impacto material para o banco, nomeadamente a venda do Novo Banco e a especulação sobre a criação de um veículo para o crédito malparado em Portugal".


Na nota de análise pode ler-se que o CaixaBI atribui uma recomendação de "comprar" aos títulos do BCP. O preço-alvo está nos 10 cêntimos. As acções do BCP encerraram a sessão desta sexta-feira, 22 de Julho, a subir 0,50% para 2,02 cêntimos.

 

O BCP apresenta resultados nos próximo dia 28 de Julho.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais BCP resultados Caixa BI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio