Notícia
BCP deverá reduzir prejuízos para 600 milhões até Setembro
O Caixa BI estima que o banco presidido por Nuno Amado registe resultados líquidos negativos de 600 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, contra 796,3 milhões de euros no período homólogo.
Já relativamente ao terceiro trimestre, a casa de investimento espera que o banco passe de prejuízos de 252 milhões de euros no terceiro trimestre de 2012 para 111,8 milhões de euros em igual período deste ano. A descida estimada para os prejuízos nos nove meses é de 24,6%, enquanto no terceiro trimestre é de 55,6%.
Numa nota de “research” publicada esta terça-feira, os analistas desta casa de investimento dizem que os resultados do terceiro trimestre deverão confirmar a recuperação da sua margem financeira consolidada”. No terceiro trimestre a margem financeira terá subido 7,4% para 221,8 milhões de euros.
“Mantemos que que qualquer recuperação consistente no caso do BCP deverá estar relacionada com a execução do actual plano de negócios do banco com o potencial regresso aos lucros em 2014 e consequente reembolso dos 3 mil milhões de euros de fundos injectados em forma de CoCos (instrumentos de capital contingente) ” pelo Estado, acrescentam o Caixa BI.
A mesma fonte realça ainda que o plano apresentado pelo BCP em Setembro “tornou claro o forte ajustamento que o BCP vai continuar a fazer”. Para os analistas, o plano reduz a incerteza relacionada com algumas áreas chave do BCP (nomeadamente a operação na Polónia) e melhorou a visibilidade da estratégia de reembolso dos 3 mil milhões ao Estado”.
O Caixa BI diz ainda que os custos operacionais deverão manter-se estáveis no terceiro trimestre. Os resultados serão divulgados a 4 de Novembro, depois do fecho do mercado. O CaixaBI tem uma recomendação de acumular para o BCP, com um "target" de 12 cêntimos.