Notícia
Altri entra na lista das ações favoritas do CaixaBank/BPI
A "core list" do CaixaBank/BPI com as ações favoritas da Península Ibérica passa a ter duas cotadas portuguesas, com a Altri a juntar-se à Corticeira Amorim.
O CaixaBank alterou a composição da sua "core list", onde estão as cotadas de pequena e média dimensão em Portugal e Espanha.
A Altri passa a integrar a lista de ações favoritas, que deixa de contar com a espanhola Gestamp. A Corticeira Amorim era até agora a única portuguesa nesta "core list", onde permanecem também o BBVA, CAF, Endesa, Inditex, Indra, Logista e Rovi.
De acordo com a nota de research a que o Negócios teve acesso, a adição da Altri é justificada pela recuperação do setor da pasta, numa altura em que a "retoma está a atravessar um forte momento, com dois aumentos de preços relevantes anunciados pela Suzano para o mercado europeu para os meses de janeiro e fevereiro".
Além disso, o CaixaBank/BPI assinala que a evolução dos preços na China sugere que "mais aumentos deverão acontecer no mercado europeu nos próximos meses".
O banco de investimento atribui um preço-alvo de 5,80 euros à Altri, uma empresa que "tem mostrado uma forte entrega no corte de custos, oferecendo a melhor proporção entre risco e retorno" entre as fabricantes ibéricas de pasta.
Numa outra nota de research publicada esta quinta-feira, os analistas do CaixaBank/BPI classificavam de "notícias positivas para as papeleiras ibéricas" o aumento de preços da Suzano. "Este é mais um relevante aumento de preços (maior do que os aumentos habitualmente anunciados pela indústria)", referia a nota.
O banco de investimento prevê que os preços da pasta de papel subam para uma média de 740 dólares por tonelada na Europa, acima dos 680 dólares praticados em 2020.
A brasileira Suzano anunciou que irá aumentar em cerca de 70 dólares por tonelada os preços da pasta de papel, uma subida mais acentuada do que a anteriormente programada.
As ações da Altri sobem 0,77% para 5,215 euros.