Notícia
Resultados da Altri superam expectativas dos analistas
Os analistas do BPI Equity Research decidiram manter o preço-alvo da Altri nos 2,55 euros, bem como a recomendação de “comprar”, depois de a empresa ter apresentado resultados trimestrais acima do esperado.
A Altri divulgou ontem, após o fecho do mercado, os resultados para o primeiro trimestre de 2013. Os números foram acima das expectativas dos analistas, com um crescimento registado tanto ao nível da produção como ao nível das vendas.
O resultado líquido da produtora de pasta de papel aumentou para 14,2 milhões de euros, crescendo 123% face ao período homólogo, segundo revelou a Altri em comunicado. Isto num período em que as receitas cresceram 18,2% para 145,9 milhões e o EBITDA progrediu 27% para 36,3 milhões de euros.
As vendas de pasta de papel da empresa subiram para 246 mil toneladas, face às 227 mil do período homólogo. Também a produção da pasta de papel registou uma subida, de 230,4 mil toneladas no período homólogo para 240,8 mil. A dívida foi reduzida para 613,9 milhões de euros, ou seja, uma redução de 68 milhões de euros ao longo do ano.
As vendas da Altri ficaram 6% acima das estimativas dos analistas do BPI Equity Research, e 7% acima das previsões do conjunto dos analistas. O EBITDA também registou um aumento de 27%, 1% acima das estimativas dos analistas do BPI Equity Research, e 2% acima das previsões do conjunto dos analistas.
Os analistas do CaixaBI acreditam que a tendência positiva é para continuar, e que as margem poderão melhorar, depois de terem sido afectadas por um Inverno rigoroso, que obrigou a empresa a recorrer à importação de madeira. O CaixaBI destaca ainda a capacidade de geração de “cash flow” e a desalavancagem da empresa.
“A Altri é um vencedor discreto com uma cobertura de correcção limitada que tem ganho um lugar no radar dos investidores com resultados sólidos”, destacaram os analistas do BPI Equity Research.
O preço-alvo oferece uma potencial de subida de 27,4%, face à cotação actual (2,001 euros).
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.