Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Semapa propõe dividendo de 32,9 cêntimos por acção

A papeleira convocou os accionistas para se reunirem em Assembleia Geral Anual no próximo dia 20 de Abril. Da ordem de trabalhos consta a proposta de aplicação dos resultados de 2015, que aponta para um dividendo de 32,9 cêntimos.

A avaliação da Semapa é em grande parte determinada pela posição na Navigator, que apresenta boas perspectivas para continuar a ser um 'sólido' gerador de 'cash' nos próximos anos. A ex-Portucel deverá continuar com uma política de dividendos 'robusta',  o que ajudará à desalavancagem da Semapa.
Miguel Baltazar/Negócios
23 de Março de 2016 às 22:58
  • ...

O conselho de administração da Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão convocou os accionistas para uma reunião magna no dia 20 de Abril, onde será apresentada a proposta de um dividendo de 32,9 cêntimos.

 

Em comunicado divulgado na CMVM, a holding de Pedro Queiroz Pereira recorda que "a Comissão de Remunerações e a Comissão Executiva da empresa já tomaram posição quanto aos montantes que, no seu entendimento, devem ser pagos, respectivamente, aos membros do conselho de administração e aos colaboradores da Semapa relativamente ao exercício de 2015, sendo por isso conhecido o valor total aproximado".

 

Assim sendo, propõe que o resultado líquido do exercício individual, no montante de 235.960.574,76 euros, seja distribuído por dividendos às acções em circulação, por reservas livres e pela participação dos colaboradores e administração nos lucros de 2015.

 

Decompondo esta proposta, para os dividendos às acções em circulação a Semapa pretende alocar 26.736.183,03 euros, o que corresponde a 32,9 cêntimos por acção.

 

A Semapa sublinha que nesta categoria de acções em circulação se excluem as acções próprias em carteira (380.529 acções) e que caso, à data de pagamento, esse montante seja alterado, o valor global de dividendos a pagar poderá ser ajustado, mantendo-se inalterado o valor a pagar por acção.

 

Já para reservas livres a empresa propõe que se destinem 205.274.391,73 euros, restando 3,95 milhões de euros para a participação dos colaboradores e administração nos lucros de 2015.

A Semapa encerrou a sessão desta quarta-feira a ceder 0,52% para 11,385 euros. 

 

Recorde-se que a empresa convocou a 18 de Dezembro uma Assembleia Geral para pagar um dividendo extraordinário de 0,75 euros por acção, através da distribuição de reservas livres no montante de 61.229.994,75 euros. 

Foram várias as cotadas que pagaram dividendos extraordinários no final do ano passado, tendo contudo negado que isso se devesse ao receio de um aumento da carga fiscal em 2016 com um novo Governo.

Uma delas foi a Portucel, também controlada pela família de Pedro Queiroz Pereira, que distribuiu 18,13 cêntimos por acção em Dezembro, a título de adiantamento sobre os lucros (4,18 cêntimos) e a título de resultados transitados (13,95 cêntimos). 

Entretanto, a Portucel anunciou ontem que vai propor um dividendo de 15,9 cêntimos por acção, referente aos resultados de 2015 que ainda não foram distribuídos. Além deste valor, a Semapa (que é a principal accionista da empresa) propôs mais 7,81 cêntimos relativos a reservas livres - o que significa que o dividendo ilíquido total será de 23,7 cêntimos por acção, numa remuneração total de 170 milhões de euros.

(notícia actualizada às 23:49)

Ver comentários
Saber mais Pedro Queiroz Pereira Semapa dividendos Comissão de Remunerações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio