Notícia
Ibersol paga dividendo de 50 cêntimos por ação a partir de 19 de junho
As ações da Ibersol, que explora cadeias de restauração em Portugal de marcas como a Pizza Hut, Kentucky Fried Chicken ou Pans, entram em ex-dividendo a 17 de junho.
A Ibersol vai começar a distribuir o seu dividendo bruto de 0,5 euros (50 cêntimos) por ação a partir de 19 de junho, anunciou a empresa em comunicado divulgado junto da CMVM.
Assim, as ações deixam de conferir direito a esta remuneração a partir (inclusive) da sessão de 17 de junho.
Este dividendo refere-se às contas de 2023, quando empresa – da qual fazem parte marcas como a Pizza Hut, KFC, Pans, Taco Bell ou Pasta Caffé – registou lucros de 15,4 milhões de euros, o que representou uma queda de 90,4% face ao ano precedente.
A Ibersol encerrou a sessão desta segunda-feira a ceder 1,08% para 7,32 euros. Tendo em conta esta cotação de fecho, ao dividendo proposto de 0,50 euros por ação corresponde uma rendibilidade ("dividend yield") de 6,83%.
Esta remuneração acionista não gerou consenso. A empresa tinha anunciado a 7 de maio que iria propor um dividendo de 13,5 cêntimos, mas esse valor gerou descontentamento. E, por isso mesmo, houve um grupo – que incluía as espanholas Bestinver (com 7% do capital), Magallanes Value Investors (com 5,4%) e investidores individuais (com outros 8%) – que propôs um dividendo de 70 cêntimos por ação e que resolveu expressar-se junto da gestão.
No seguimento dessas conversações, a proposta do maior acionista – a ATPS, que é detida pelos gestores – que avançou para a assembleia geral de acionistas foi de 50 cêntimos por ação. E foram precisamente esses 50 cêntimos que foram aprovados pelos acionistas na assembleia-geral de 29 de maio.