Notícia
Wall Street em alta após anúncio de cessar-fogo na Ucrânia
Nos Estados Unidos a abertura da sessão bolsista ficou positivamente marcada pelas notícias em torno de um eventual cessar-fogo na crise ucraniana. Para além dos dados económicos positivos já conhecidos, os investidores aguardam a divulgação do Livro Bege e das encomendas da indústria.
A tendência de abertura de Wall Street foi positiva, impulsionada pelas declarações em torno de um cessar-fogo na parte oriental da Ucrânia. Apesar de desmentido pelo Kremlin e relativizado pelas autoridades de Kiev, parece confirmar-se a aproximação de posições entre as partes.
Assim, o índice Dow Jones iniciou a sessão a avançar 0,37% para 17.130,2 pontos, acompanhado pelo Nasdaq a somar 0,24% para 4.609,13 pontos.
Já o Standard & Poor’s 500, que na semana anterior bateu por diversas vezes máximos históricos, ao manter-se acima da barreira dos 2 mil pontos, começou a sessão desta quarta-feira a apreciar 0,2% para 2.006,79 pontos
No dia em que Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, aterrou na Estónia para demonstrar o apoio de Washington aos Estados Bálticos, e apesar de a União Europeia estar a estudar a aplicação de um novo pacote de sanções económicas contra a Rússia, o índice russo Micex liderou os avanços de entre as principais praças mundiais.
Nos Estados Unidos, os investidores aguardam pela divulgação, esta quarta-feira pelas 19 horas em Lisboa, do Livro Bege. Também durante o dia de hoje serão revelados os dados referente às encomendas do sector industrial norte-americano que, segundo a estimativa de uma sondagem conduzida pela Bloomberg, deverão registar um crescimento de 11% em Julho, que comparam com a subida de 1,1% verificada em Junho.
As perspectivas permanecem positivas para a maior economia mundial depois de esta terça-feira a divulgação dos números, revelados pelo Instituto de Gestão de Fornecimento norte-americano, que mostram que o volume da produção industrial avançou de 57,1 pontos em Julho para os 59 pontos em Agosto. Uma sondagem feita pela Bloomberg a 78 economistas apontava para um resultado, no mês anterior, entre 55 e 58,5 pontos.
Ainda a centrar as atenções dos investidores estará o pronunciamento, marcado para esta quinta-feira, do Banco Central Europeu e do Banco do Japão sobre as opções relativas às políticas monetárias nas economias sob as respectivas jurisdições. A expectativa é elevada, especialmente depois dos últimos dados económicos destas regiões se terem revelado desapontantes.
Entre as cotadas com melhor registo está a Toll Brothers a subir 0,45% para 35,79 dólares após ter anunciado que os lucros no segundo trimestre deverão mais do que duplicar.
Depois de a Chrysler, que se encontra em processo de fusão com a italiana Fiat, ter revelado que as vendas da construtora automóvel cresceram 20% em Agosto, batendo as estimativas dos analistas, os títulos da Fiat, que já estão a ser negociados em Wall Street tal como estava previsto no negócio entre as duas marcas, seguem a apreciar 2,77% para 10 dólares.
(Notícia actualizada às 14h53m com mais informação)