Notícia
Wall Street escapa aos ursos depois de conselho de Trump
Os principais índices americanos invertem a tendência de queda das últimas quatro sessões e somam todos acima de 1%, num dia em que o presidente Trump incentiva a compra de acções na praça norte-americana.
A bolsa de Nova Iorque está a recuperar esta quarta-feira, 26 de Dezembro, depois de quatro sessões de fortes quedas, que levaram os principais índices a negociar em mínimos de Abril de 2017 e aproximou o generalista S&P500 de bear market - isto é, de quebras de mais de 20% desde o último pico.
O industrial Dow Jones soma 1,01% para os 22.012,02 pontos, o tecnológico Nasdaq avança 2,55% para os 1.009,75 pontos e o generalista S&P500 valoriza 1,45% para os 2.385,26 pontos.
O mercado norte-americano volta a ganhar força num dia em que Trump aconselhou os investidores nesse sentido. "Penso que esta é uma tremenda oportunidade para comprar", disse o presidente dos Estados Unidos aos jornalistas, na Casa Branca, referindo-se à situação de sell-off nas bolsas.
Na última sessão, a de segunda-feira, os três principais índices tocaram mínimos de Abril de 2017, e o S&P500 chegou mesmo a aproximar-se de bear market, depois de uma sucessão de quedas tão acentuadas como já não era visto desde 2015.
Dezembro pode mesmo vir a registar a queda mensal mais acentuada desde a crise financeira de 2008 ou mesmo desde a depressão dos anos 30. Isto numa altura em que o presidente norte-americano recusa aprovar um projecto de orçamento preparado pelo Congresso se não integrar o financiamento de um muro na fronteira com o México, ditando um encerramento parcial de administrações federais norte-americanas que pode durar até Janeiro.