Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street encerra mista com indicador de inflação dentro das expectativas

Dos três principais índices, só o Nasdaq Composite encerrou a sessão desta sexta-feira no vermelho, embora com um deslize marginal. Os três registaram evoluções mensais positivas.

O “benchmark” Standard & Poor’s 500 (S&P 500), o tecnológico Nasdaq 100 e o industrial Dow Jones têm batido recordes, mas depois das palavras de Powell derraparam.
Brendan McDermid/Reuters
31 de Maio de 2024 às 21:24
  • ...
Wall Street fechou a última sessão de maio mista, com o índice tecnológico Nasdaq Composite a ser o único dos três principais a desvalorizar, embora na linha d'água. Os investidores estiveram a digerir os novos dados de um indicador de inflação durante a negociação desta sexta-feira, depois do anúncio de que o índice de preços no consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) norte-americano ficou dentro das expetativas ao manter-se nos 2,7% no mês de abril, em termos anuais. Na variação mensal, o índice avançou 0,3%.

A próxima reunião da Reserva Federal (Fed) norte-americana realiza-se a 11 e 12 de junho e o banco central deverá manter as taxas de juro no nível mais elevado em 23 anos: entre os 5,25% e os 5,5%. "O progresso de desinflação da economia estagnou claramente durante este ano. Os dados da inflação não são 'quentes' o suficiente para levar a uma subida nos juros outra vez, mas também não são 'frios' o suficiente para sugerirem uma descida", afirmou Cameron Dawson, da Newedge Wealth, à Reuters.

O índice industrial Dow Jones avançou 1,51% para 38.686,32 pontos, enquanto o S&P 500, que esteve a maior parte da sessão em terreno negativo, encerrou a negociação a subir 0,80% para 5.277,49 pontos. Já o Nasdaq Composite fechou na linha d'água, ao desvalorizar 0,012% para 16.735,02 pontos.

Tanto o S&P como o Nasdaq interromperam os ganhos semanais contínuos que vinham a registar nas últimas cinco semanas.

Entre as principais movimentações de mercado destaca-se a Dell, que derrapou 17,87% para 139,56 dólares, após a empresa ter divulgado um "guidance" para o atual trimestre abaixo do que as expectativas do mercado. A tecnológica também informou o mercado que os custos elevados na construção de servidores capazes de processar uma grande quantidade de informação criada por inteligência artificial iriam afetar as suas receitas anuais.

Depois de ter afundado quase 20% na sessão de quinta-feira e ter pressionado o índice tecnológico Nasdaq para o valor mais baixo em um mês, a Salesforce inverteu a tendência decrescente e avançou 7,54% para 234,44 dólares. Na quinta-feira, a empresa divulgou as suas novas expectativas de crescimento para o segundo trimestre do ano, que apontam para o aumento de receitas mais baixo de sempre, em termos percentuais.

Já a Trump Media & Technology Group viu as suas ações descerem 5,30% para 49,09 dólares, depois de o ex-presidente dos EUA Donald Trump ter sido condenado num tribunal de Nova Iorque por 34 crimes relacionados com subornos pagos a uma atriz pornográfica.

Apesar de terem registado quedas semanais, os principais índices norte-americanos encerraram o mês a valorizar. O tecnológico Nasdaq Composite avançou 6,88% em maio, enquanto o S&P 500 subiu cerca de 4,80%. Já o crescimento do Dow Jones foi mais tímido: 2,30%.
Ver comentários
Saber mais Juros Mercado e bolsa Inflação Nasdaq S&P Donald Trump Nova Iorque Estados Unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio