Notícia
Wall Street em queda após minutas da Fed e dados do emprego
As bolsas dos Estados Unidos estão a negociar em queda pela primeira vez em três sessões, depois de a criação de postos de trabalho ter ficado abaixo do esperado.
Os principais índices norte-americanos abriram em queda ligeira esta quinta-feira, 5 de Janeiro, depois de duas sessões consecutivas de ganhos.
O índice industrial Dow Jones cai 0,05% para 19.931,68 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq cede 0,05% para 5.474,29 pontos. Já o S&P500 recua 0,09% para 2.268,73 pontos.
Esta evolução acontece depois de ter sido revelado, através das minutas da última reunião da Fed, que vários responsáveis estão preocupados com a possibilidade de o banco central ser forçado a acelerar a subida de juros, devido às perspectivas de crescimento da inflação.
Uma perspectiva que resulta dos efeitos do plano de estímulos orçamentais que Donald Trump pretende implementar assim que chegar à Casa Branca, a 20 de Janeiro, que também colocam "riscos de revisão em alta às actuais perspectivas de crescimento económico".
Apesar disso, a maioria dos responsáveis da Fed reiterou que será mais apropriado subir os juros de "forma gradual" nos próximos anos.
Esta quinta-feira, um relatório da ADP mostra que o sector privado, nos Estados Unidos, criou 153 mil postos de trabalho, no mês passado, depois dos 215 mil, em Novembro. O número ficou abaixo do esperado já que os economistas consultados pela Bloomberg antecipavam a criação de 175 mil empregos.
Os dados oficiais sobre a criação de emprego e taxa de desemprego serão divulgados pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos esta sexta-feira.