Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street aplaude novos dados económicos. Tupperware está no estrelato

As principais bolsas do outro lado do Atlântico encerraram em terreno positivo, numa sessão com muitas notícias para digerir.

Reuters
28 de Julho de 2023 às 21:21
  • ...

As bolsas norte-americanas fecharam em alta, animadas sobretudo pelo facto de o indicador preferido da Fed para medir a inflação ter arrefecido ainda mais em junho. O facto de o Banco do Japão ter sinalizado a possibilidade de vir a subir os juros diretores – em território negativo desde 2016 – ainda deu um abanão aos mercados acionistas, mas os novos dados económicos nos Estados Unidos tiveram mais peso.

 

A ajudar ao ânimo dos investidores esteve também o facto de a Casa Branca ter revisto hoje em baixa o défice orçamental dos EUA para 2023, estimando-o em 1,54 biliões de dólares – o que representa uma diminuição de 26 mil milhões de dólares face às projeções de março.

 

O índice industrial Dow Jones fechou a somar 0,50%, para 35.459,29 pontos, e o Standard & Poor’s 500 avançou 0,99% para 4.582,23 pontos.

 

Já o tecnológico Nasdaq Composite encerrou a valorizar 1,90% para se fixar nos 14.316,66 pontos.

 

Hoje, o Banco do Japão (BoJ) decidiu que os juros das obrigações do Estado a 10 anos possam subir até 1%, numa decisão que poderá antecipar futuros aumentos das taxas de juro de referência. Até agora, o limite de variação das "yields" da dívida soberana a 10 anos era de 0,5%.

 

Apesar da possibilidade de o Japão poder vir a subir os juros diretores, outros dados influenciaram mais o sentimento dos investidores norte-americanos.

 

O índice de despesas de consumo (PCE) nos EUA subiu em junho ao nível mais lento em mais de dois anos, com as pressões subjacentes aos preços a cederem terreno – uma tendência que, se for sustentada, poderá levar a Reserva Federal norte-americana a terminar com o seu mais rápido ciclo de subida dos juros diretores desde a década de 1980.

 

O PCE subiu 0,2% em cadeia e registou uma evolução de 3% em termos homólogos. Em maio, a variação homóloga do PCE tinha sido de 3,8%.

 

Um dos destaques da sessão desta sexta-feira foi para a Tupperware, num sinal de que a euforia com as "meme stocks" regressou, como sublinha a CNN Business.

 

A Tupperware encerrou a somar 3,70% para 3,08 dólares. No acumulado da semana, as ações ganharam mais de 140% – e ao longo do último mês a escalada é de quase 300%.

Ver comentários
Saber mais wall street dow jones s&p 500 Nasdaq bolsas EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio