Notícia
Wall Street abre semana com Dow Jones em novo recorde
Foi em terreno positivo que as bolsas americanas abriram esta semana. Os três principais índices avançam, sendo que o Dow Jones voltou a tocar num novo máximo histórico perto dos 21.900 pontos.
O Dow Jones registou um novo recorde. Esta segunda-feira, voltou a abrir em alta. É o quinto dia seguido a valorizar. A semana passada, o índice industrial estava a negociar na casa dos 21.500 pontos, passou os 21.600, superou ainda os 21.700 e, no final da semana, estava já acima dos 21.800 pontos. Hoje, já superou uma nova barreira e tocou nos 21.908,76 pontos.
O S&P 500 negoceia a ganhar 0,19% para 2.476,84 pontos, ao passo que o Nasdaq segue nos 6.394,598 pontos, ao registar uma valorização de 0,31%. O tecnológico Nasdaq e o S&P500 caíram nas duas sessões anteriores.
A valorização das bolsas americanas ocorre antes da divulgação de inúmeros dados sobre a maior economia do mundo, relativos a números de emprego de Julho e também valores do ramo industrial.
Na Europa, as bolsas começaram a semana a ganhar terreno, contrariando o vermelho do final da semana passada. O banco HSBC apresentou resultados que ficaram acima do esperado e, nesta sessão, as empresas ligadas ao minério também estão a ganhar, na sequência dos recordes de dois anos do cobre. A americana Alcoa, segundo o sentimento, está a marcar uma valorização superior a 1%.
Apesar da tendência positiva nas matérias-primas, o petróleo segue a recuar nos mercados internacionais. Por outro lado, a subida das praças americanas ocorre numa altura marcante para o dólar. Neste último dia de Julho, a moeda americana prepara-se para fechar a perder valor pelo quinto mês consecutivo.
Em termos empresariais, a Discovery Communications anunciou a compra da Scripps Networks Interactive, um negócio de 14,6 mil milhões de dólares (12,4 mil milhões de euros). A primeira está a perder terreno, recuando 3,6% +ara 25,835 dólares por acção. Já a Scripps segue a avançar 1,04% para 87,81 dólares.
(Notícia actualizada com mais informações às 14:50)