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Twitter dispara mais de 73% ao estrear-se na bolsa de Nova Iorque

As acções da rede de micro-mensagens estrearam-se no mercado secundário a disparar 73% para 45,10 dólares, depois de uma oferta pública inicial em que foram vendidas a 26 dólares.

07 de Novembro de 2013 às 15:52
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As acções do Twitter iniciaram a negociar nos 45,10 dólares e disparam 73,5% face ao valor a que foram vendidas na oferta pública inicial (IPO), ao estrearem-se no mercado de Nova Iorque da NYSEuronext.

 

A subida reflecte o optimismo para os títulos da rede de micro-mensagens, depois desta ter entrado ao preço de 26 dólares por acção. Recorde-se que o preço proposta inicialmente para as acções no IPO foi de 17 dólares por acção. Dick Costolo, presidente executivo da empresa, destacou o crescimento rápido da recém-cotada durante a fase de apresentação da empresa no "road-show" que antecedeu a venda de acções.

 

A fase inicial do IPO do Twitter foi marcado pela má experiência da estreia do Facebook na bolsa. Em Maio de 2012, a rede social liderada por Mark Zuckerberg entrou para o mercado depois de também ter revisto em alta o preço de venda das acções, e de ter aumentado o número de acções que vendeu, e os títulos caíram nas primeiras sessões de negociação. Só um ano depois é que a Facebook viu o seu valor de mercado voltar ao valor do IPO.

 

O preço do IPO confere ao Twitter uma avaliação que corresponde a 12,4 vezes as receitas estimadas para 2014, segundo a Bloomberg. Um múltiplo superior ao múltiplo que o mercado atribui actualmente ao Facebook e que é de 11,6 vezes as vendas, tendo em conta os valores do final da sessão de quarta-feira. No caso do LinkedIn, o múltiplo era de 12,2 vezes.

 

A oferta do Twitter vai angariar 1,82 mil milhões de dólares (1,35 mil milhões de euros) junto dos investidores e encontra paralelo na oferta que do Google que, há uma década atrás, entrou para o mercado num IPO de 1,9 mil milhões de dólares.

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