Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subida misteriosa de 2.572% deixa traders confusos

Uma holding de investimento de Abu Dhabi está a deixar os traders e investidores confusos depois de uma subida de 2.574% nas suas ações nos últimos 12 meses, com volumes de negociação muito baixos.

Reuters
11 de Maio de 2020 às 13:00
  • 3
  • ...

A International Holdings Co. PJSC, que obteve a maior parte das suas receitas de 2019 na piscicultura nos Emirados Árabes Unidos, atingiu um valor de mercado de 14 mil milhões de dólares, um aumento exponencial face aos 139 milhões do ano anterior. A subida acentuada das suas ações não foi afetada pelo colapso do mercado acionista global deste ano, desencadeado pela pandemia de coronavírus, ou pelo colapso dos preços do petróleo que assolou os mercados do Médio Oriente. As ações da empresa valorizaram 313% em 2020.

A subida ininterrupta tornou-a na ação com melhor desempenho em todo o mundo nos últimos 12 meses, entre empresas que valem mais de mil milhões de dólares, e a IHC é agora o quinto maior grupo cotado nos Emirados Árabes Unidos em termos de valor de mercado, logo a seguir ao Emirates Telecom Group Co., First Abu Dhabi Bank PJSC, Emirates NBD PJSC e DP World Plc.

A valorização exponencial das ações não é fácil de explicar: no final do ano passado, a empresa tinha ativos totais de apenas 1,1 mil milhões de dólares, e lucros no ano de 138 milhões de dólares, segundo o seu relatório anual. E a empresa está numa onda de compras desde o início de 2019, embora nenhuma das aquisições tenha tido valores muito elevados. A PAL Cooling Holding LLC está entre as suas maiores compras, depois de a IHC ter emitido novas ações no valor de 357 milhões de dólares para financiar o negócio.

Apesar do forte aumento das ações no ano passado, os volumes negociados foram extremamente baixos. Nos últimos 12 meses, houve 9.585 transações, uma média de 30,9 por dia.

A 13 de abril, o dia com o maior volume de operações deste ano, foram transacionados 12 grandes blocos, liquidadas a 17,24 dirhams (4,69 dólares), um aumento de 15% em relação ao fecho anterior. No dia seguinte, duas grandes operações fecharam com preços de 18,22 dirhams e 18,32 dirhams, respetivamente, e as ações encerraram a sessão com uma subida de 13%. Só nessas duas sessões, a capitalização de mercado da empresa aumentou cerca de 2,2 mil milhões de dólares.

Num comunicado ao regulador, a 15 de abril, a IHC disse que a variação de preço nesses dois dias se deve ao aumento da procura e escassez de ordens no mercado. Na declaração, reafirmou o seu compromisso com a divulgação "de todos os eventos que podem afetar o preço das ações" e garantiu estar "em conformidade com todos os controlos de governança e transparência".



O segundo maior acionista da IHC é o Royal Group for Corporate Management LLC, liderado pelo sheik Tahnoon Bin Zayed Al Nahyan, membro da família real de Abu Dhabi que se tornou presidente da IHC em abril. O maior acionista individual, o Pal Group of Companies LLC, é uma subsidiária do Royal Group que recebeu ações da holding como pagamento pela venda da PAL Cooling no ano passado. Juntos, os dois acionistas possuem mais de 80% do grupo.

O sheikh Tahnoon também é presidente da ADQ, anteriormente conhecida como Abu Dhabi Development Holding Co., uma grande empresa dos Emirados Árabes Unidos que possui ativos em vários setores diferentes, incluindo a Bolsa de Valores de Abu Dhabi, a bolsa na qual as ações são negociadas.

A IHC, o Royal Group e a sua subsidiária Pal Group não responderam a vários telefonemas e e-mails a solicitar comentários. E a bolsa de valores de Abu Dhabi não respondeu a um pedido de comentário sobre a subida no preço das ações.

Segundo dados rastreados pela Bloomberg, nenhum analista cobre as ações, quando, em média, pelo menos três analistas cobrem a maioria das empresas de mais de 5 mil milhões nos Emirados Árabes Unidos.

Ver comentários
Saber mais Emirados Árabes Unidos ações bolsa mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio