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Spotify prepara entrada em bolsa sem operação de venda
O Spotify está a preparar a sua entrada em bolsa. Normalmente é através de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) mas há outras formas. E o Spotify deverá usar uma cujo objectivo não é encaixar dinheiro. É apenas colocar as acções no mercado.
"Spotify finalmente prepara um IPO… que não é um IPO". Este é o título da notícia do Wall Street Journal e é revelador da operação que o Spotify está a preparar. É uma entrada em bolsa, mas não através dos canais normais.
O Spotify está a ponderar avançar para uma estreia em bolsa directa, segundo fontes próximas do processo citadas pelo Wall Street Journal. Ou seja, a empresa de música online está a ponderar disponibilizar acções directamente ao público, sem ter bancos a determinar o valor das acções.
O valor dos títulos será determinado apenas pela procura face à oferta. Segundo o mesmo jornal, a Spotify está a apontar para uma avaliação superior a 10 mil milhões de dólares.
Este processo é mais barato, uma vez que não tem custos associados às comissões e às subscrições que são cobradas nas operações de IPO.
Normalmente, as empresas que usam esta forma para entrarem em bolsa não estão à procura de encaixe de dinheiro, mas sim, de benefícios gerados por estar num mercado accionista, com a liquidez ou o prestígio.