Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Só Nasdaq alivia em dia de maior volatilidade

As bolsas norte-americanas encerraram a revelar uma tendência mista, num dia em que os juros das obrigações a 10 anos dos EUA aliviaram.

Reuters
19 de Março de 2021 às 20:05
  • ...

O Dow Jones fechou a ceder 0,71%, para se fixar nos 32.628,04 pontos. Ontem, apesar de ter encerrado em queda, ainda estabeleceu durante a sessão um novo máximo histórico nos 33.227,78 pontos.

 

Já o Standard & Poor’s 500 deslizou 0,07% para se fixar nos 3.912,88 pontos. Anteontem fixou um novo recorde na negociação intradiária, ao tocar nos 3.983,87 pontos.

 

Em contrapartida, o tecnológico Nasdaq Composite avançou 0,76%, fechando nos 13.215,24 pontos.

 

O Nasdaq, que ontem foi o índice mais castigado, acabou assim por sair hoje beneficiado com a melhoria do sentimento dos intervenientes de mercado.

 

O facto de as"yields" das obrigações do Tesouro a 10 anos nos EUA terem aliviado ajudou a melhorar esse sentimento, mas esta foi uma sessão de maior volatilidade devido à bruxaria quádrupla ("quadruple witching") nos mercados europeus e norte-americanos. E quádrupla porque se deu o vencimento simultâneo de quatro contratos: futuros e opções sobre índices de ações e futuros e opções sobre acções, tanto nos EUA como na Europa. O nome do dia faz assim referência a estes quatro vencimentos e às bruxas.

 

Os mercados têm o termo ‘witching hour’ (a hora da bruxa) que é a última hora de negociação da sessão bolsista. Uma vez que o vencimento destes quatro tipos de contratos exerce grande influência no desempenho do mercado, o termo é tido como adequado para a situação, já que essa "hora da bruxa" será um curto período em que quem pratica feitiçaria fica especialmente mais activo e poderoso. 

Ver comentários
Saber mais Wall Street Standard & Poor's 500 Nasdaq Composite Dow Jones bolsa EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio