Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 respira de alívio após fortes quedas

A bolsa nacional está a recuperar após as fortes quedas da sessão anterior.

A carregar o vídeo ...
14 de Maio de 2019 às 08:07
  • ...
A bolsa nacional arrancou a sessão desta terça-feira, 14 de maio, em alta com uma subida de 0,32% para os 5.089,56 pontos. Após as quedas acentuadas de ontem, com Wall Street a perder mais de 2%, os investidores parecem agora sinalizar que estão mais confiantes num acordo entre os EUA e a China. 

"Com a retaliação anunciada ontem pela China à decisão americana de aumentar as tarifas alfandegárias, os mercados bolsistas parecem ter entrado numa fase mais emotiva", assinalam os analistas do BPI no diário de bolsa, referindo que "os índices europeus transacionavam com ligeiros ganhos, um movimento de recuperação face às fortes perdas". 

Em causa está a decisão das autoridades chinesas de aumentarem as tarifas sobre bens norte-americanos a partir de 1 de junho, o que abanou as bolsas na sessão desta segunda-feira. Esta retaliação surge após os EUA terem posto em vigor tarifas reforçadas sobre bens chineses na passada sexta-feira em plena semana de negociação comercial com a China.

Em Lisboa, dez cotadas seguem em alta, quatro desvalorizam e quatro estão inalteradas. O destaque vai para o BCP que valoriza 1,26% para os 24,89 cêntimos. A recuperar estão também os CTT: as ações sobem 1,05% para os 2,3 euros, depois da queda que se seguiu ao anúncio de demissão do CEO, Francisco Lacerda. 

Em alta está também um dos setores mais penalizado nos últimos dias por estar mais exposto à conjuntura internacional. É o caso do setor do papel que neste arranque de sessão segue a valorizar, como é o caso da Altri que sobe 1,2% para os 6,33 euros. 

A travar maiores ganhos está a EDP Renováveis, cotada que esteve a valorizar ontem.

O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, abriu a valorizar 0,3% para os 373,7 pontos. 

(Notícia atualizada às 8h23 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa praça nacional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio