Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 com maior ciclo trimestral de ganhos desde 2008

A praça lisboeta registou cinco trimestres consecutivos a valorizar, o melhor ciclo trimestral desde 2008. Setembro foi o melhor mês desde Maio para o PSI-20 que neste período registou apenas cinco sessões em queda. Mota-Engil foi a estrela no mês, trimestre e é a que mais valoriza desde o início do ano. 

Miguel Baltazar/Negócios
29 de Setembro de 2017 às 17:48
  • 8
  • ...

A sessão desta sexta-feira, 29 de Setembro, em que o PSI-20 transaccionou em máximos de Dezembro de 2015 e em que registou o sétimo dia seguido a valorizar, assinala o fim de vários ciclos: semanal, mensal e trimestral. Resumidamente, qualquer das três foi de ganhos para o principal índice nacional.

 

O maior destaque cabe ao ciclo trimestral agora encerrado. Entre Julho e Setembro, a bolsa lisboeta acumulou uma valorização de 4,98%, no quinto trimestre consecutivo a acumular ganhos, o que representa a maior série de ganhos trimestrais desde 2008. Foi o melhor terceiro trimestre desde 2013.

 

Em termos mensais, a praça lisboeta fecha Setembro com ganhos acumulados de 4,90%, isto depois de ter recuado mais de 0,5% no mês passado e de ter apreciado 0,70% em Julho. Setembro foi assim o melhor mês para o PSI-20 desde Maio, já que caiu em apenas cinco sessões. Desde 8 de Setembro recuou apenas uma vez.

 

Relativamente às cotadas que mais valorizaram no mês e no trimestre, o destaque coube à Mota-Engil e à Altri, as duas empresas que mais subiram nos períodos considerados.

 

A construtora ganhou 30,70% em Setembro, o melhor mês desde Novembro de 2013 em que havia obtido uma subida de 31%. Já a produtora de pasta de papel somou 21,74%, o melhor ciclo mensal desde Março de 2015, período em que ganhou 27,7%. Em Setembro, a Altri interrompeu uma série de três meses consecutivos em queda.

 

No que concerne à evolução das duas companhias no trimestre, a Mota-Engil cresceu 30,53% entre Julho e Setembro deste ano, no terceiro trimestre seguido em alta. Pelo seu lado, a Altri ganhou 10,70% no terceiro trimestre, isto depois de ter recuado 3,68% no segundo trimestre do ano.

A Mota-Engil tem vindo assim a reforçar o estatuto de estrela do PSI-20 em 2017, ano em que conseguiu já uma valorização de 97,02%. A apoiar os ganhos da empresa liderada por Gonçalo Moura Martins estão os contratos assinados pela empresa em vários pontos do globo, principalmente no continente africano. Ainda esta semana, a Mota-Engil viu-lhe adjudicados dois projectos, em Angola e Moçambique, num valor total de 430 milhões de euros.

 

Já no que diz respeito à evolução semanal, a praça lisboeta avançou 1,87% na semana que agora finda e que é a terceira consecutiva de subidas para a bolsa nacional. Ao longo desta semana a cotada do PSI-20 que mais subiu foi a Novabase (+13,76%).

 

No ano, o PSI-20 soma já uma valorização de 15,61%. 


Ver comentários
Saber mais Bolsa Nacional PSI-20 Mota-Engil Altri Novabase
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio