Notícia
PSI-20 acentua queda penalizado por BCP e Nos
A bolsa nacional está a acentuar as perdas registadas no arranque da sessão. Entre as restantes congéneres europeias, o sinal menos predomina numa altura em que os investidores estão cautelosos quanto ao desfecho eleitoral na Holanda e quanto ao encontro da Fed.
O principal índice da bolsa nacional está a agravar as perdas registadas no arranque da sessão. O PSI-20 desce 0,44% para 4.598,61 pontos, com 12 cotadas em queda, quatro em alta e uma inalterada. Entre as restantes praças europeias o sentimento é sobretudo de perdas, numa altura em que os investidores, de acordo com a Bloomberg, estão cautelosos quanto ao desfecho eleitoral na Holanda. O Stoxx 600, índice de referência, cede 0,27%.
As primeiras eleições num país europeu depois do Brexit e da eleição de Trump realizam-se esta quarta-feira, 15 de Março. O Partido da Liberdade, que quer tirar a Holanda da UE e fechar mesquitas, está bem lançado nas sondagens, mas não chegará ao poder. Preço? Coligação de quatro ou cinco partidos. As sondagens publicadas esta segunda-feira mostram uma divisão, de acordo com a Blommberg. Duas das sondagens indicavam que o partido VVD (centro-direita), liderado por Mark Rutte, está à frente do Partido da Liberdade (PVV), de Geert Wilders. Uma terceira sondagem, por outro lado, indica que os dois partidos estão muito próximos.
Além disso, os investidores estão a dedicar uma especial atenção ao encontro da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed). Amanhã, o Comité Federal de Mercado Aberto conclui a reunião de dois dias. Os investidores dão quase como certo que o intervalo da taxa dos fundos federais suba 25 pontos base. Actualmente está entre 0,50% e 0,75%.
Por cá, destaque pela negativa para as acções do BCP e da Nos. As acções do banco liderado por Nuno Amado recuam 0,94% para 15,89 cêntimos.
A Nos desce 1,72% para 4,981 euros.
No sector energético, não se verifica uma tendência definida: o grupo EDP segue com sinal enquanto a Galp e a REN perdem terreno. A EDP Renováveis soma 0,72% para 6,148 euros. A empresa liderada por Manso Neto mantém-se na lista de acções preferidas do BPI.
Já a EDP ganha 0,46% para 2,842 euros. Na edição desta terça-feira, 14 de Março, o Negócios avança que as cotadas nacionais planeiam abrir os cordões à bolsa este ano. E a empresa liderada por António Mexia é uma das cinco acções com o dividendo mais rentável. Ontem, antes do fecho do mercado surgiu a notícia que a EDP vai vender Portgas por mais de 500 milhões de euros.
A Galp Energia perde 0,66% para 13,62 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo sobem nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações nacionais, cresce 0,19% para 51,45 dólares por barril.
A REN perde 0,08% para 2,637 euros.
A Jerónimo Martins segue inalterada nos 15,55 euros e a concorrente Sonae desce 0,69% para 86 cêntimos.
Os CTT recuam 1,44% para 4,805 euros.
No sector da pasta e do papel, a Altri desvaloriza 0,60% para 4,162 euros. A Navigator cede 0,11% para 3,569 euros e a Semapa soma 0,04% para 13,405 euros.