Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Powell fala e Wall Street tomba com estrondo

No dia em que o presidente da Reserva Federal norte-americana reiterou intenções de manter uma política monetária restritiva "por algum tempo", o mercado acionista desvalorizou substancialmente.

  • 4
  • ...
Foi em Jackson Hole, nas montanhas do Wyoming, que o presidente da Reserva Federal Jerome Powell reiterou uma só intenção - manter uma política monetária restritiva "por algum tempo" mesmo que esta represente "alguma dor" às famílias e empresas.

Wall Street não gostou do que ouviu e desvalorizou substancialmente, com os três indices a marcarem assim a segunda semana em terreno negativo

Esta sexta-feira, o industrial Dow Jones caiu 3,03% para 32.282,80 pontos, a maior queda em três meses. Ao passo que o "benchmark" mundial por excelência, S&P 500, perdeu 3,37% para 4.057,74 pontos e o tecnológico Nasdaq Composite desvalorizou 3,94% para 12.141,71 pontos, ambos com o maior declínio desde meados de junho.

O líder do banco central discursou cerca de nove minutos e deixou a mensagem de que "a história adverte fortemente contra o alívio prematuro da política monetária acomodatícia", numa referência aos ciclos de subidas das taxas de juro diretoras e que, por isso, "restaurar a estabilidade dos preços vai levar algum tempo e requer que utilizemos os nossos instrumentos para equilibrar a oferta e a procura".

Jeff Klingelhofer, analista da Thornbug explica à Bloomberg que o discurso de Powell "colocou água fria na crença do mercado de que a Fed se iria mover para uma política menos agressiva e depois parar". Já Ian Shepherdson, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics, revela que os comentários "não deixaram nada para os membros mais 'dovish'" da autoridade monetária.

Ao mesmo tempo, dados de julho sobre as despesas dos consumidores nos Estados Unidos, um dos indicadores que compõem a estatística da inflação nos EUA, deram conta de um aumento, mas ainda assim abaixo das expectativas.
Ver comentários
Saber mais Powell Jackson Hole Fed Wall Street Wyoming mercado e câmbios bolsa macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio