Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Powell derruba Wall Street com preocupações sobre inflação mas Dow marca recordes

Depois de tocar novos máximos históricos o S&P 500 fechou no vermelho, pressionado pelas declarações do presidente da Fed. Mas o Dow Jones fixou um novo recorde.

As pressões inflacionistas têm provocado momentos de alguma turbulência nos mercados.
Carlo Allegri/Reuters
22 de Outubro de 2021 às 21:37
  • ...
Wall Street preparava-se para mais um dia positivo e já com um novo recorde de intraday no S&P 500 mas as declarações do presidente da Reserva Federal (Fed) assustaram os investidores e atiraram os índices para o vermelho. Escapou o Dow Jones, que atingiu um máximo histórico no intraday e um recorde de fecho.

Jerome Powell indicou que a Fed está a monitorizar as pressões sobre os preços de forma cautelosa e que se iria adaptar de acordo com as circunstâncias. Powell disse ainda que os constrangimentos nas cadeias globais de fornecimentos e escassez de alguns produtos, que impulsionaram a inflação, "deverão prolongar-se por mais tempo do que prevíamos anteriormente, provavelmente por uma boa parte do próximo ano".

Estas palavras alimentaram os receios dos investidores de que a Fed opte por antecipar uma subida das taxas de juro para "arrefecer" a inflação. Até agora, os resultados fortes na "earnings season" têm sido suficientes para manter os principais índices em território positivo, mas hoje isso não chegou.

"As ações não vão gostar se a Fed responder à inflação e as obrigações não vão gostar se não responder", sintetizou Jim Bianco, presidente e fundador da Bianco Research, à Bloomberg. "Isto não é um bom cenário", acrescentou.

O Dow Jones conseguiu, ainda assim, alcançar máximos históricos, com uma subida de 0,21%, para os 35.677,02 pontos, um recorde de fecho, depois de ter tocado um máximo absoluto nos 35.765,02 pontos.

Já o S&P 500, que tocou um máximo de intraday nos 4.559,67 pontos, acabou por ceder 0,11%, fechando nos 4.544,90 pontos. 

Mais penalizado foi o Nasdaq Composite, com o forte tombo da Snap a contagiar outras cotadas associadas às redes sociais, como o Facebook, Pinterest, Twitter e Alphabet, a casa-mãe do Google. O índice tecnológico caiu 0,82%, para os 15.090,20 pontos.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio