Notícia
Nanium vendida a americanos da Amkor
O Novo Banco, BCP e AICEP celebraram contratos de venda das suas participações no capital social e créditos da Nanium.
O Novo Banco, o BCP e a AICEP celebraram com a norte-americana Amkor Technology contratos de compra e venda das suas participações no capital social e créditos da Nanium.
Em comunicado à CMVM, o Novo Banco informa que venderá a esta tecnológica norte-americana os 41,06% que detém na Nanium.
Além do Novo Banco, também as participações do Estado e do BCP vão ser alienadas à Amkor. "O Estado (18%, através da AICEP), Millennium BCP (41%) e Novo Banco (41%) vendem as suas participações à Amkor, que passa a ser o único accionista, mas a Nanium continua o seu caminho, tal como até agora, e deverá reforçar significativamente os investimentos em equipamento e tecnologia", disse ao Expresso Armando Tavares, presidente executivo da empresa.
Nas declarações ao Expresso, o gestor sublinha que a integração na Amkor dá à Nanium "capacidade financeira e de crescimento", tornando-se "uma sólida plataforma" de expansão futura.
A concretização da compra e venda da Nanium (única subsidiária da Qimonda que escapou à falência e que tem sede em Mindelo, Vila do Conde) encontra-se dependente de necessárias aprovações, acrescenta o documento enviado à CMVM.
"A conclusão da transacção nos termos ora acordados terá um impacto neutro a positivo no rácio de capital Common Equity Tier I do Novo Banco", diz ainda o comunicado.
A venda destes 41,06% que o Novo Banco detém na Nanium - empresa no sector de semicondutores, nomeadamente no fornecimento de soluções de packaging de waferlevel fan-out (WLFO) – constitui "mais um importante passo no processo de desinvestimento de activos não estratégicos do Novo Banco, prosseguindo este a sua estratégia de foco no negócio bancário doméstico", refere aquela entidade financeira.